15 de janeiro de 2025

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de janeiro de 2025

Falar ao telefone é a 4ª maior causa de acidentes no trânsito


Por Talita Inaba Publicado 19/12/2012 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h54
Ouvir: 00:00

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) aponta que 66% dos pedestres já se distraíram ao atravessar a rua enquanto usavam o celular. O telefone se tornou um dos grandes vilões. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), falar ao telefone é a quarta maior causa de acidentes no trânsito.

Segundo o professor do departamento de engenharia de transporte da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos (SP) Antônio Nelson da Silva, quando o pedestre se foca em um único objeto e perde a noção do ambiente, a probabilidade de acontecer um acidente é maior.

“Toda vez que se faz uma operação no celular, falar, ler ou escrever, a atenção fica focada nesse ato e todo o resto fica em segundo plano”, explica Silva.

O professor afirma que quando o código de trânsito foi aprovado, em 1997, o celular não era tão popular, por isso, hoje se discute uma revisão na lei. “Não existe multa para pedestres que falam ao telefono no trânsito, mas pode existir o bom senso”, diz Silva.

“Quando estiver ao telefone e precisar atravessar a rua, peça para quem estiver do outro lado da linha esperar um pouco, são poucos segundos que podem salvar sua vida. Ou termine a conversa antes de atravessar”, orienta o professor.

A diarista Tatiana de Oliveira afirma que sempre pede para os filhos terem cuidado quando vão atravessar a rua. “Não tenho o costume de atravessar falando no celular, inclusive sempre falo para os meus filhos, mas às vezes eu erro e faço isso também”, confessa.

Fonte: Globo.com

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *