Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de fevereiro de 2024

O que você precisa saber antes de comprar um carro 

Saiba o que você precisa considerar antes de antes de comprar o seu primeiro veículo


Por Accio Comunicação Publicado 18/11/2023 às 13h30 Atualizado 20/11/2023 às 16h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Para não errar na compra do seu primeiro carro e evitar que você tenha arrependimentos futuros, existem alguns pontos que vale a pena considerar. 

Na hora de comprar um veículo, seja um carro novo, seminovo ou usado, o primeiro passo é definir quais os motivos que determinaram esse desejo. Ex.: 

  • Para o que vou usar esse carro? 
  • Qual modelo de carro atende melhor as minhas necessidades? 
  • Quero um carro econômico ou potente? 
  • Preciso de um veículo com porta-malas grande? 

Essa análise vai ajudar você a entender qual modelo de carro vai atender melhor as suas necessidades. Além disso, pensar nessas coisas pode trazer outras características que talvez sejam importantes para sua rotina ou para o uso que dará a esse veículo. 

visão de um homem pensando na compra do carro
Foto: Freepik

Carro novo, seminovo ou usado? 

Ao comprar um carro 0 km, você adquire um veículo novo e com garantias de fábrica. Isso elimina boa parte de possíveis problemas mecânicos ou de desgaste que um veículo seminovo poderia apresentar, por exemplo.  

Já o carro seminovo comumente passou pelo uso de pelo menos um condutor. Isso não quer dizer que o veículo estará em más condições, pois normalmente são veículos pouco rodados. Porém, esse uso prévio (e o desgaste natural do veículo) que define valores inferiores quando comparado a carros 0 Km. Ao optar por um veículo seminovo, faça sempre um teste-drive. Essa atenção maior pode ajudar a identificar alguns problemas ou maus funcionamentos. 

O carro usado, por sua vez, costuma ser de um modelo mais antigo e também ter mais quilômetros rodados. Por isso, costuma ser bem mais barato quando comparado a um modelo 0 km e um seminovo.  

Nesses casos, há chances de o veículo apresentar problemas mais complexos. A sugestão é estudar essa compra em lojas com credibilidade e, na medida do possível, verificar o carro junto a um mecânico de sua confiança. 

Comprar veículo à vista ou parcelado? 

Um dos primeiros passos antes de comprar o primeiro automóvel é o orçamento. Ou seja, qual a sua verba real para comprar esse veículo sem que isso venha a prejudicar financeiramente? 

Sabendo disso, você pode optar por comprar à vista e dessa forma, garantir a vantagem da quitação integral. Além de não precisar se preocupar em arcar com parcelas grandes por um longo período, fica mais confortável realizar as revisões periódicas.  

Outra vantagem do pagamento à vista é a possibilidade de negociação, que pode gerar descontos ou acrescentar itens opcionais para o veículo

Outra boa opção é o financiamento, pois permite a aquisição imediata do veículo. Ou seja, você pode se programar para fazer os pagamentos mensais, conforme as suas possibilidades, sem precisar comprometer todas as suas economias. 

visão de um casal conversando com uma vendedora
Foto: Freepik

Os gastos após a aquisição

Independente do carro ser novo, seminovo ou usado, após a compra do veículo, vale se manter atento a alguns custos extras, como impostos e revisões periódicas do veículo

IPVA, licenciamento, seguro obrigatório, emplacamento e custo do combustível, são despesas frequentes para quem usa cotidianamente qualquer tipo de veículo.  

No caso de um veículo usado, há o custo com a transferência de propriedade do bem, além do pagamento de tributos e de serviços de despachantes, se for o caso. 

Portanto, para realizar uma compra de forma proveitosa, procure escolher um modelo de veículo funcional e que atenda bem às suas necessidades. 

Qual a sua experiência com compra de veículo? Compartilhe nos comentários!

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *