Os jovens continuam sonhando com o carro próprio?
Apesar do aumento da mobilidade ativa, o sonho dos jovens com o carro próprio continua se tivessem condições
Uma pesquisa realizada pela HSR – Specialist Researchers, em 2022, mostra que nove entre cada dez jovens de 18 a 25 anos compraria um carro, caso tivesse condições.
A pesquisa revela que, para os jovens, o carro próprio ainda é a escolha principal para o meio de transporte. Outros citados foram: veículos por aplicativo, metrô, ônibus, bicicleta, carro alugado, trem e, por fim, motos.
O estudo ouviu 1.000 pessoas, das classes A, B e C, entre 18 e 65 anos de idade, nas principais capitais do país.
O pintor industrial, Max Guedes, por exemplo, trabalhou um bom tempo até comprar a primeira moto e, em sequência, seu carro próprio.
“Meus pais me incentivavam a guardar dinheiro e ter a minha CNH. Trabalhava desde os 15 anos e com 18 anos comprei a minha primeira moto. Mas o sonho de ter o meu primeiro carro veio bem depois, já com 23 anos”, recorda.
Outro detalhe que o consumidor deve levar em consideração é o custo-benefício. Afinal, para ter o carro próprio, além de despesas com combustível, é necessário considerar também o seguro e a manutenção do veículo, por exemplo.
Quantos veículos há atualmente no Brasil?
No último levantamento do IBGE, em 2022, havia 115 milhões de automóveis no país, contra 111 milhões de 2021 – aumento de 3,2%. O instituto apontou também que a frota nacional de veículos foi de 45 milhões, em 2006, para 115 milhões em 2022 (a média foi 4,5 milhões de veículos por ano).
De acordo com o Ministério da Fazenda, o setor automotivo representa cerca de 22% do PIB industrial.
Incentivo na compra do carro próprio
Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) mostram um aumento nas concessionárias após a publicação da MP 1.175/2023, que concedia descontos em automóveis 0 km.
Em nota divulgada à imprensa, o presidente da entidade, Andreta Jr., afirma que o fluxo de pessoas com interesse em adquirir o carro próprio variou de 30% até 260%.
Em resumo, os valores descontados variaram de R$ 2 mil a R$ 8 mil. A ação, que foi finalizada em 7 de julho deste ano, teve a participação de diversas montadoras.