Portal lista os tipos de perfil mais comuns de condutores
O comportamento no trânsito é um indicador preciso das características de cada indivíduo. “Quem tem boa maturidade e equilíbrio sabe controlar suas tendências e atitudes inadequadas”, explica Celso Alves Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito.
Segundo pesquisas, a maioria dos motoristas, mais de 2/3 raramente comete infrações ou envolve-se em acidentes de trânsito. “Quase todos os problemas são causados por uma minoria de motoristas cujo comportamento pode ser decorrente da dificuldade de lidar com as pressões da vida”, afirma Mariano.
A dificuldade de lidar com as pressões, aliada a outros fatores, como personalidade e a própria educação do indivíduo, podem levar os condutores a apresentar alguns tipos de comportamento no trânsito. O Portal do Trânsito lista, a seguir, os mais comuns.
Egoísta
O condutor egoísta não cede nem compartilha, criando problemas no espaço compartilhado do trânsito. Ele não é capaz de cortesias ou gentilezas, pois supervaloriza sua própria importância.
Inseguro
O indivíduo inseguro não tem noção do próprio valor. Para sentir-se valorizado ele precisa se sobressair, exibir modelos de veículos “último tipo” e fazer demonstrações de perícia.
Competitivo
O espírito competitivo tomou conta da sociedade moderna. O trânsito, onde facilmente encontra-se outro competidor, é um ambiente inadequado para competições.
Agressivo
O condutor subestima os riscos e as consequências das suas atitudes, tornando-se imprudente e sujeito a acidentes graves.
Hostil
O indivíduo hostil é intolerante, irrita-se facilmente e envolve-se em discussões e agressões, principalmente quando encontra outros indivíduos hostis.
Eufórico
O condutor eufórico, devido a variações hormonais, drogas, bebidas alcoólicas ou fortes emoções, manifesta sua felicidade e alegria com exagero e descontrole, provocando perda de concentração e da noção do perigo, cometendo imprudências ou envolvendo-se em acidentes.
Apressado
Característica do condutor desorganizado, sempre atrasado e afobado, que pratica todo tipo de imprudências, simplesmente para tentar vencer o relógio.
Impulsivo
O condutor impulsivo faz pouca ou nenhuma reflexão sobre suas ações, tornando-se altamente irresponsável imprudente e inconsequente, criando em torno de si uma área de perigo permanente no trânsito.
Apresentar ocasionalmente um destes fatores é muito diferente do que ser portador constante de distúrbios psicológicos. Todas as pessoas apresentam um ou mais fatores em algumas ocasiões. O perigo é nem perceber isso. “Reconhecer maus hábitos exige honestidade e autocrítica. Alterá-los significa vencer as resistências internas. Quando fica difícil conseguir isso sozinho e sempre que o comportamento afetar a segurança e a integridade, é preciso procurar ajuda especializada”, finaliza Celso Mariano.
Baseado em materiais de Relacionamento Interpessoal da Tecnodata