Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de julho de 2024

Portal lista os tipos de perfil mais comuns de condutores


Por Mariana Czerwonka Publicado 05/11/2015 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h42
Ouvir: 00:00

Perfil dos condutoresO comportamento no trânsito é um indicador preciso das características de cada indivíduo. “Quem tem boa maturidade e equilíbrio sabe controlar suas tendências e atitudes inadequadas”, explica Celso Alves Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito.

Segundo pesquisas, a maioria dos motoristas, mais de 2/3 raramente comete infrações ou envolve-se em acidentes de trânsito. “Quase todos os problemas são causados por uma minoria de motoristas cujo comportamento pode ser decorrente da dificuldade de lidar com as pressões da vida”, afirma Mariano.

A dificuldade de lidar com as pressões, aliada a outros fatores, como personalidade e a própria educação do indivíduo, podem levar os condutores a apresentar alguns tipos de comportamento no trânsito. O Portal do Trânsito lista, a seguir, os mais comuns.

Egoísta

O condutor egoísta não cede nem compartilha, criando problemas no espaço compartilhado do trânsito. Ele não é capaz de cortesias ou gentilezas, pois supervaloriza sua própria importância.

Inseguro

O indivíduo inseguro não tem noção do próprio valor. Para sentir-se valorizado ele precisa se sobressair, exibir modelos de veículos “último tipo” e fazer demonstrações de perícia.

Competitivo

O espírito competitivo tomou conta da sociedade moderna. O trânsito, onde facilmente encontra-se outro competidor, é um ambiente inadequado para competições.

Agressivo

O condutor subestima os riscos e as consequências das suas atitudes, tornando-se imprudente e sujeito a acidentes graves.

Hostil

O indivíduo hostil é intolerante, irrita-se facilmente e envolve-se em discussões e agressões, principalmente quando encontra outros indivíduos hostis.

Eufórico

O condutor eufórico, devido a variações hormonais, drogas, bebidas alcoólicas ou fortes emoções, manifesta sua felicidade e alegria com exagero e descontrole, provocando perda de concentração e da noção do perigo, cometendo imprudências ou envolvendo-se em acidentes.

Apressado

Característica do condutor desorganizado, sempre atrasado e afobado, que pratica todo tipo de imprudências, simplesmente para tentar vencer o relógio.

Impulsivo

O condutor impulsivo faz pouca ou nenhuma reflexão sobre suas ações, tornando-se altamente irresponsável imprudente e inconsequente, criando em torno de si uma área de perigo permanente no trânsito.

Apresentar ocasionalmente um destes fatores é muito diferente do que ser portador constante de distúrbios psicológicos. Todas as pessoas apresentam um ou mais fatores em algumas ocasiões. O perigo é nem perceber isso. “Reconhecer maus hábitos exige honestidade e autocrítica. Alterá-los significa vencer as resistências internas. Quando fica difícil conseguir isso sozinho e sempre que o comportamento afetar a segurança e a integridade, é preciso procurar ajuda especializada”, finaliza Celso Mariano.

Baseado em materiais de Relacionamento Interpessoal da Tecnodata 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *