Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de junho de 2024

DNIT lança curso on-line e gratuito para educadores do Ensino Fundamental

Formação de 40 horas aborda a construção da cidadania no trânsito e tem início em 20 de maio, na plataforma AVAMEC.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 22/05/2024 às 18h00
Ouvir: 00:00

O curso gratuito Caminhos para a construção da Cidadania: Práticas Transversais de Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental por meio do Programa Conexão DNIT está com inscrições abertas até 16 de junho de 2024. A conclusão dos três módulos da formação dá direito à certificação de 40 horas. O público-alvo são educadores e gestores do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o país. A formação é disponibilizada por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC), e as inscrições já estão abertas.

Conteúdos

Curso gratuito DNIT
A conclusão dos três módulos da formação dá direito à certificação de 40 horas. Foto: Divulgação DNIT

Quanto ao conteúdo do curso, o Módulo 1 – Percorrendo um caminho de aprendizagem (eu, nós e o mundo), explora as influências que moldam a identidade individual e coletiva e seus reflexos no comportamento no trânsito. Discute, também, a necessidade de incorporar diferentes perspectivas e experiências nos currículos, incentivando a reflexão crítica e a ação positiva.

Já o Módulo 2 – Educadores inspirados pela transversalidade para promover a formação integral e cidadã, aborda a integração da Educação para o Trânsito, de forma transversal, aos saberes escolares a partir do planejamento pedagógico e da adoção de práticas docentes inovadoras. O objetivo é a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Por fim, o Módulo 3 – Escola em Ação: salvando vidas por meio da Educação para o Trânsito. Nele, trata-se da necessidade de promover uma educação transformadora e significativa. Assim, conectando os saberes escolares às realidades vivenciadas pelos estudantes por meio de estratégias pedagógicas que promovam o engajamento dos estudantes na promoção de um trânsito mais seguro e humano.

Esta é uma iniciativa desenvolvida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para o Trânsito (NEPET) do Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além deste curso, o Programa Conexão DNIT disponibiliza gratuitamente materiais pedagógicos transversais de Educação para o Trânsito. São atividades para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio que podem ser baixadas ou acessadas por meio do portal web e do aplicativo (Android e iOS).

Sobre o curso

Caminhos para a construção da Cidadania: Práticas Transversais de Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental por meio do Programa Conexão DNIT

Inscrições: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/dnit/curso/16001/informacoes

  • Certificação de 40 h
  • Duração: 20 de maio de 2024 até 30 de junho 2024
  • Data limite para inscrições: 16 de junho de 2024
  • Público-alvo: educadores, gestores escolares e especialistas.
  • E-mail: conexaodnit@labtrans.ufsc.br
  • WhatsApp: (48) 99810-1717

Receba as mais lidas da semana por e-mail

5 comentários

  • Camila Miller Santos de Sousa
    25/05/2024 às 20:44

    Marabá-PA
    Bairro: morada nova

  • Maria Aparecida de Araújo
    27/05/2024 às 09:22

    Gostaria de participar do curso.

  • Maria Aparecida de Araújo
    27/05/2024 às 09:23

    É importante conhecer na atualidade as regras e como contribuir para minimizar as ocorrências de trânsito.

  • Aneri Isabel Gomes dos Santos
    27/05/2024 às 11:09

    Curso Cidadania: Práticas Transversais de Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental por meio do Programa Conexão DNIT.

  • Aneri Isabel Gomes dos Santos
    27/05/2024 às 11:09

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *