Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de junho de 2024

Saiba o que é um corredor ecológico urbano  

Saiba também quais os benefícios e vantagens do corredor ecológico urbano para a mobilidade das cidades


Por Accio Comunicação Publicado 19/05/2024 às 11h30
Ouvir: 00:00
2149661436 (1)
Foto: Freepik.

De acordo com a ONU, mais da metade da população mundial reside em ambientes urbanos. Por isso, manter uma cidade sustentável é um desafio para um gestor. Também chamado de “corredor verde”, o corredor ecológico urbano envolve projetos para unir áreas naturais de uma cidade, criando uma “faixa” exclusiva com grandes volumes de vegetação.  

De acordo com Jack Ahern, professor de arquitetura paisagista e um dos primeiros idealistas do projeto, os corredores ecológicos são elementos da paisagem urbana. Esse planejado urbano permite um desempenho ecológico, social e cultural compatível a utilização sustentável do terreno.  

Vale ressaltar a proposta de corredores ecológicos abre possibilidade de utilizar componentes da paisagem natural, por meio de restauração e construção.  

Principais características de um corredor ecológico urbano 

mulher-de-tiro-completo-vivendo-um-estilo-de-vida-saudavel (1)
Foto: Freepik.

Em primeiro lugar, um corredor ecológico urbano precisa de espaço e o projeto pode variar consideravelmente de acordo com as especificidades de cada região. Com múltipla função, o corredor ecológico pode criar espaços esportivos, recreativos e culturais a grandes áreas verdes.  

Em segundo lugar, ao promover a construção de um corredor ecológico urbano, o gestor municipal assume também a proteção da biodiversidade da cidade. Isso porque é possível incluir a construção de espaços ciclovias no projeto de um corredor verde, promovendo a mobilidade não poluente, além da redução de poluição atmosférica.  

Outro benefício é a redução da chamada “ilha de calor”. Esse fenômeno climático acontece devido a densidade de asfalto e concreto presente nas cidades, que criam uma espécie de “bolha de calor”. Os corredores ecológicos ajudam a diminuir essas áreas, colaborando para a manutenção térmica das cidades. 

Entre as cidades que já possuem corredor verde estão: Nova Iorque (EUA), Cidade do México (México), Madri (Espanha) e Seul (Coreia do Sul).  

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *