Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Qual é o combustível usado em um trem?  

Saiba como o hidrogênio pode transformar o combustível usado no trem em um transporte sustentável


Por Accio Comunicação Publicado 13/02/2024 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Passenger train at sunrise.
Foto: Envato Elements.

Em nosso país o trem e as ferrovias surgiram no início do século 19, por volta de 1800. No último levantamento realizado pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), em 2022 há cerca de 3.100 locomotivas e 43.816 vagões.  

Mas qual é o combustível de um trem? Dependendo da tecnologia usada, o trem pode usar combustível ou movido a eletricidade. 

Por exemplo, o trem movido a diesel é comum no transporte de carga e de passageiros. Por mais que esse tipo de transporte seja eficiente, o combustível ainda é poluente.  

Em segundo lugar está o trem movido a eletricidade. Os trens elétricos possuem alimentação por sistema de eletrificação. Essa modalidade, infelizmente, é dependente de energia para locomoção.

De fato, podemos considerar o trem movido a eletricidade como uma energia limpa, já que não há emissões poluentes no trajeto.  

Já o trem movido a biodiesel possui a produção a partir de fonte renovável. A produção é feita a partir de plantas (óleo vegetal) e da gordura animal. Além disso, o biodiesel emite 80% menos de CO2 (dióxido de carbono), combinado com a ausência do carbono negro (fumaça escura).  

Por fim, existe o trem movido a gás natural. Do mesmo modo que o elétrico e o biodiesel, o transporte a gás oferece baixa poluição e redução de carbono.  

Trem movido a hidrogênio verde 

Cruzamento rodoferroviário
Foto: Pixabay.com

Recentemente o Grupo CCR anunciou estudos para viabilizar o hidrogênio verde em um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) – algo inédito no país. O hidrogênio verde (H2V) é considerado um combustível totalmente limpo e possui emissão em vapor. 

O hidrogênio verde é obtido a partir da eletrólise de água, utilizando energia renovável e sem emissões de CO2 (gás carbônico). O funcionamento do H2V seria da seguinte forma:  

  • Em uma célula de energia, há uma reação entre o hidrogênio verde com o oxigênio. Assim produzindo energia ao motor;  
  • A energia é armazenada quando há uma demanda grande e de aceleração.  

Para se ter uma ideia, outros países já usam o H2V em trens. A empresa alemã Alston possui o 1º trem de passageiros, movido por hidrogênio.  

Você sabia que existiam diversas modalidades de combustível para um trem? Conte para nós aqui embaixo, nos comentários!  

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *