Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de julho de 2024

DNIT capacita servidores para reforçar a fiscalização viária com a formação de novos agentes de trânsito

Ponto de destaque no processo de formação foi a ênfase na fiscalização, respeitando as competências e atribuições regimentais da autarquia.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 26/12/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio do Instituto de Pesquisas em Transportes (IPR), promoveu o Curso de Formação de Agentes de Trânsito. Com 37 vagas preenchidas, o curso, realizado entre os dias 11 de setembro e 1 de dezembro, foi direcionado aos servidores ativos da autarquia.

Durante as 200 horas de instrução, os participantes tiveram acesso a conteúdos teóricos e práticos que abrangeram desde legislação de trânsito até técnicas de abordagem e resolução de situações complexas no ambiente viário. A formação buscou não apenas transmitir conhecimentos técnicos, mas também desenvolver habilidades interpessoais e de tomada de decisão, essenciais para um desempenho eficaz no exercício da função.

Um ponto de destaque nesse processo de formação foi a ênfase na fiscalização, respeitando as competências e atribuições regimentais do DNIT. O curso alinhou-se com a Resolução nº 6, de 24 de fevereiro de 2021. Assim, delineando as diretrizes e normativas que orientam as atividades dos agentes de trânsito.

A cerimônia de formatura e entrega dos certificados foi um momento de celebração.

O evento contou com a presença do coordenador-geral do IPR, Luiz Heleno Albuquerque, que destacou a importância do curso e a dedicação dos participantes. “Agradeço a presença de todos, nós sabemos que é um curso pesado, sabemos de tudo o que abriram mão para estarem aqui. Vamos celebrar este momento, a formatura. Vocês são oficialmente agentes de trânsito do DNIT”, parabenizou.

Para o técnico de Suporte e Infraestrutura de Transportes do DNIT, agente de trânsito e instrutor da capacitação, o servidor Pedro Landim, o curso de formação de novos agentes da autoridade de trânsito tem o objetivo de formar servidores e conveniados. O objetivo é a atuação de uma das funções mais importantes da autarquia: fiscalização de trânsito no âmbito das rodovias federais.

“A capacitação engloba vários aspectos fundamentais para que os servidores possam exercer suas atribuições com excelência, visando a coibição de cometimento de infrações, a fim de cumprir o papel principal da legislação de trânsito: salvar vidas e segurança viária”, explicou.

O curso de formação de agentes de trânsito representa, assim, um passo significativo na construção de um ambiente viário mais seguro para todos os cidadãos. Dessa forma, reforçando a importância do papel de fiscalização no contexto das competências e atribuições regimentais do DNIT.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *