Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de fevereiro de 2024

Como passar no exame prático do Detran? Veja dicas!


Por Pauline Machado Publicado 15/02/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Veja dicas de como passar no exame prático do Detran, uma das etapas do processo de formação de condutores com maior índice de reprovação.

O exame prático de direção veicular ou a prova prática do Detran, como também é conhecido, é uma das etapas do processo de formação de condutores mais temidas pelos candidatos. Por isso o Portal do Trânsito separou algumas dicas de como passar no exame prático do Detran.

Após avaliação e aprovação nas etapas anteriores como prova teórica e os exames de aptidão física e mental, o candidato à primeira habilitação passa para a fase conclusiva em que realizará aulas de prática veicular tendo em vista o exame final.

O diretor da rede Totus Vita de Ensino para o Trânsito, Mauricio Pontello, ressalta a importância dessa etapa do processo de habilitação, haja vista que é neste momento em que se verifica a desenvoltura do candidato no ambiente do trânsito como condutor.

“Além do controle do veículo, o candidato também terá que demonstrar conhecimento prático da legislação de trânsito, bem como um comportamento seguro”, enfatiza.

O exame de prática de direção veicular está previsto no art. 147 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB e regulamentado pelo art. 16 da Resolução 789/20 do CONTRAN que prevê, para os veículos de quatro rodas ou mais, conduzir o veículo em via pública, além do estacionamento em vaga delimitada, a baliza. “Nesse percurso é comum se exigir do futuro condutor várias manobras, entre elas o que se chama de ‘controle de embreagem’. Já para os veículos de duas rodas o exame acontece em área fechada, ou seja, especialmente destinada para esse fim”, acrescenta Pontello.

Alto índice de reprovação

Ele destaca ainda, que apesar de ser uma das etapas mais importantes do processo de habilitação do condutor, a prova prática é, também, uma das que apresenta maior índice de reprovação.

Em Minas Gerais, por exemplo, o índice de reprovação nos exames de prática de direção, segundo o Detran/MG, foi de 72% em 2021.

Conforme Pontello, o sistema de reprovação do exame de prática veicular é um sistema de eliminação por pontos negativos. O candidato não pode exceder a três pontos negativos, conforme a atribuição de pontos dada na Resolução 789/20-CONTRAN, sendo falta:

  • GRAVE 3 (três) pontos negativos;
  • MÉDIA, 2 (dois) pontos negativos e;
  • LEVE 1 (um) ponto negativo.

Além disso, ocorre a eliminação sumária quando o candidato comete alguma falta de caráter ELIMINATÓRIA. “Para melhorar o entendimento, temos: 10 faltas eliminatórias; 8 faltas graves; 11 faltas médias e 8 faltas leves. Entendido isso, podemos dizer que os principais motivos, ou faltas que levam a reprovação no exame de prática veicular são aquelas faltas eliminatórias. Entre elas estão, por exemplo: desobedecer à sinalização semafórica ou de parada obrigatória. Além disso, avançar sobre o meio fio, não colocar o veículo na área balizada, em no máximo três tentativas, no tempo estabelecido, entre outras”, considera.

Segredos para aprovação na prova prática

Quando perguntamos ao Pontello qual seria o segredo para passar na prova prática, ele ilustrou com a citação do autor Alzemar Reis que diz o seguinte:

“A solução está em estruturar o emocional desse aluno antes do exame, desmistificando e revelando esse ‘enigma’ com a execução de todos os detalhes que o aluno estará sujeito na hora ‘H’. Quando temos plena certeza do que nos espera ao sermos testados e eliminamos todas as possibilidades de ‘surpresas’ trabalhando todas elas, aumenta-se muito a possibilidade de se ter êxito. A sugestão é oferecer uma preparação estruturada, personalizada, organizada e planejada de maneira inteligente para alcançar o objetivo almejado.”

E, finalizou deixando três dicas importantes para a aprovação de alunos que fazem a prova prática e reprovam várias vezes.

  1. Revisite os conceitos da prática de direção. Prática de direção não é só uma questão de manuseio do veículo;
  2. Solicite a autoescola, bem como ao profissional instrutor, um plano de ensino adequado ao seu caso, não basta apenas treinos;
  3. Por fim, cuide do controle da emoção para melhor desempenho!

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *