Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

RJ: Detran vai utilizar tablets em áreas de provas práticas para agilizar acesso à CNH

Novidade tecnológica permite reconhecimento facial e registro dos resultados de provas, em tempo real, garantindo mais segurança e rapidez ao processo.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 09/02/2023 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Uso de tablet pelo Detran em provas práticas
Desde o início da semana, os examinadores das 40 áreas de provas práticas do departamento, de todo o estado, usam tablets para fazer a transferência dos resultados das provas práticas, de forma online. Foto: Victor Hugo Campos/Detran-RJ

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran/RJ) implantou uma novidade tecnológica para quem vai tirar a primeira habilitação. Desde o início da semana, os examinadores das 40 áreas de provas práticas do Detran, de todo o estado, passaram a usar tablets para fazer a transferência dos resultados das provas práticas, de forma online, agilizando o processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, os tablets passam a fazer o reconhecimento facial dos candidatos, substituindo a biometria.  

O novo procedimento permite que o candidato aprovado tenha acesso à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de forma digital, em cerca de três dias, no Posto Digital do Detran.RJ (no site www.detran.rj.gov.br) ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), da Senatran. O documento físico continuará a ser emitido pelo departamento em 15 dias, em média.

O Detran/RJ usará a novidade tecnológica também para agilizar outros serviços de Habilitação – adição assim como mudança de categoria. 

“É a tecnologia trabalhando a favor dos usuários do Detran. Os tablets, além de agilizar todo o processo para quem quer tirar a carteira de motorista, ainda diminuem a possibilidade de fraudes por conta do reconhecimento facial”, explica o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Uma das mais entusiasmadas com o uso de tablets pelo Detran em provas práticas era a empresária Grace de Oliveira, de 38 anos. Ela fez a prova para primeira habilitação de moto nesta quarta-feira (8/2). “Fui aprovadíssima. Estou muito feliz. Adorei a novidade do Detran. O mundo hoje é totalmente digital. Agora, vou ficar de olho no aplicativo para ver quando lançar a carteira no Posto Digital para começar a passear de moto de forma legal. Esse verão, por exemplo, será especial para mim, já com a nova CNH”, comemorou a empresária. 

Outro candidato que fez a prova nesta quarta-feira para motocicletas foi o motorista Renato Ribeiro da Silva, de 39 anos. Após concluir o circuito e passar no exame, Renato comemorou o êxito bem como a novidade tecnológica implantada pelo Detran com o uso de tablets.

“Não sabia dessa novidade. Estou achando o máximo. Poderei ter acesso mais rapidamente à carteira, de forma digitalizada. Baixarei logo o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) para ter a minha CNH em mãos mais rapidamente. Parabéns a todos pela iniciativa e pela modernização do processo. Assim que baixar a carteira vou sair pilotando”, afirmou Renato.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

2 comentários

  • DENISE
    07/12/2023 às 08:56

    Gostaria de saber, se uma pessoa foi reprovada pela segunda vez, e o prazo da conclusão está próximo de terminar, faltando 25 dias extamente, o detran é obrigado a dar a chance do reexame? COM QTO TEMPO?

    • Mariana Czerwonka
      07/12/2023 às 09:23

      Denise

      Essa informação não consta na legislação, dependerá da demanda no Detran.

      Equipe Portal

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *