CRLV Digital: o que fazer em caso de problemas de acesso
Apesar da praticidade para os proprietários de veículos, alguns usuários ainda relatam dificuldades ao acessar o CRLV Digital.
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) Digital trouxe mais praticidade para os proprietários de veículos, permitindo o acesso ao documento pelo celular. No entanto, alguns usuários ainda encontram dificuldades na hora de acessar o CRLV Digital. Conforme a Serpro, o órgão que desenvolveu o sistema, cerca de 15% dos usuários enfrentaram problemas técnicos nos primeiros meses após o lançamento do aplicativo, relacionados a falhas de conexão, configuração dos dispositivos e incompatibilidades de software.
Um dos problemas mais comuns é a falha de login, especialmente entre motoristas que tentam acessar o CRLV Digital pela primeira vez. Nesses casos, recomenda-se que o usuário verifique se está utilizando o aplicativo mais recente do governo federal, o Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para Android e iOS. Além disso, o sistema exige que o motorista tenha um cadastro no portal gov.br, uma etapa essencial para a validação do acesso. Vale lembrar que, de acordo com dados do governo, mais de 100 milhões de brasileiros já têm cadastro no gov.br, o que facilita o uso do CRLV Digital para muitos.
Outra situação muito comum é o usuário não conseguir obter o CRLV Digital do ano vigente por possuir alguma pendência com o Departamento Estadual de Trânsito. As pendências mais comuns são:
- Não ter pago taxas de anos anteriores;
- Para os veículos a gás, não ter realizado a vistoria do GNV no ano corrente (CSV);
- Ter sido parado em blitz do Detran e não ter cumprido possíveis exigências, ficando com restrição cadastral;
- Para veículos de transporte escolar, veículos de carga, veículos de transporte coletivo de passageiros e veículos rodoviários de passageiros, não ter quitado as multas vencidas dos veículos;
- Ter qualquer restrição administrativa ou judicial que impeça o licenciamento do veículo;
- Ter deixado de concluir um processo em posto de atendimento do Detran, deixando o protocolo em aberto;
- Ter deixado de atender chamado de recall da montadora do veículo;
- Ter realizado o serviço de Comunicação de Venda ou Intenção de Venda;
- Ter realizado alguma alteração de características no veículo (com emissão de CSV) que ainda não foi atualizada no sistema do Detran.
Conexão com a internet apenas para baixar o documento pela primeira vez
Outro ponto importante é a necessidade de conexão com a internet para baixar o CRLV Digital pela primeira vez. É válido observar que após baixar as versões eletrônicas dos documentos, elas ficam disponíveis no dispositivo móvel mesmo sem internet.
Problemas de conexão assim como instabilidade na rede móvel ou Wi-Fi podem impedir o acesso ao aplicativo. Nesses casos, recomenda-se verificar a qualidade da conexão e, se possível, realizar o download em um local com internet mais estável. Uma pesquisa recente revelou que 40% dos motoristas enfrentam dificuldade de conexão ao tentar acessar o CRLV Digital em áreas com sinal fraco. Ou seja, especialmente em regiões remotas.
Soluções
Caso as dificuldades persistam, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) orienta que o motorista entre em contato com o Detran de seu estado para entender os motivos que estão levando a esse impedimento. Outra opção é buscar ajuda diretamente no portal gov.br, onde estão disponíveis orientações detalhadas sobre como resolver os problemas mais comuns.
Embora a implementação do CRLV Digital tenha facilitado a vida de muitos motoristas, o suporte técnico ainda é essencial para garantir que todos possam acessar esse documento de forma eficiente e sem entraves.
Você tem dúvidas sobre os documentos digitais? Entre em contato com o Suporte da Serpro pelo 0800 728 2324