Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de julho de 2024

Licenciamento SP: última semana para regularizar veículos com placas terminadas em 5 e 6

Os donos de veículos registrados no estado de SP com placas de final 5 e 6 devem regularizar o licenciamento até o próximo sábado, dia 30 de setembro.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 26/09/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00

Atenção! Os donos de veículos registrados no estado de São Paulo (SP) com placas de final 5 e 6, além dos caminhões com placas terminadas em 1 e 2, devem regularizar o licenciamento anual obrigatório até o próximo sábado, dia 30 de setembro.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) ressalta que é possível realizar todo o licenciamento de maneira digital, por meio do sistema bancário. O valor da taxa para licenciar o veículo é de R$ 155,23, independentemente do tipo de veículo.

Conforme o órgão, o motorista não precisa ir a uma unidade de atendimento Detran-SP ou Poupatempo para emissão anual eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), documento de porte obrigatório, que permite a circulação do veículo. Para os proprietários de caminhões e caminhões-trator, o cronograma obrigatório, que se iniciou em setembro, vai até dezembro.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado pode acarretar em uma infração de trânsito considerada gravíssima.

A penalidade, neste caso, é multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de remoção do veículo ao pátio.

Como Licenciar

Para realizar o licenciamento do veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar os débitos do veículo. Como por exemplo: IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.

O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.

Após quitar a taxa de licenciamento assim como eventuais débitos do veículo, o processamento do serviço ocorrerá de forma automática. Na sequência, o CRLV-e estará disponível em meio digital no aplicativo para celular Carteira Digital de Trânsito – CDT para pessoas físicas. O CRLV-e também estará disponível em meio digital para o download no portal do Detran-SP. Além também, no Poupatempo ou ainda no portal de serviços da SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito). Caso prefira portar o documento impresso, a impressão deverá acontecer em folha A4 branca.

Calendário de Licenciamento do Estado de São Paulo para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque

Calendário de Licenciamento no Estado de São Paulo para caminhão

As informações são do Detran/SP

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *