Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de julho de 2024

Para obter desconto de 40% em multas, condutor deve aderir ao SNE. Veja como fazer isso!

Condutores e proprietários de veículos que cometem infrações de trânsito têm acesso às notificações pelo aparelho celular, podendo fazer o pagamento de multas com desconto de até 40%.


Por Mariana Czerwonka Publicado 23/10/2023 às 08h15
Ouvir: 00:00
Desconto em multas SNE
No momento da seleção do desconto no aplicativo CDT em multas de trânsito, o cidadão tem duas opções: os tradicionais 20% e os 40% do SNE. Foto: Thiago Favacho/Asdecom Detran/PA

Condutores e proprietários de veículos que cometem infrações de trânsito têm acesso às notificações pelo aparelho celular, podendo fazer o pagamento de multas com desconto de até 40%. O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) é oferecido pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), através da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Para ter acesso a esses benefícios, no entanto, é preciso aderir ao Sistema e muitos cidadão não sabem disso.

Para auxiliar os condutores e proprietários de veículos, o Portal do Trânsito explica como aderir ao SNE e ter desconto em multas, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

01. O primeiro passo é acessar a página inicial da Carteira Digital de Trânsito e clicar nos três traços à esquerda.

Tela 1 SNE

02. Feito isso, o condutor deve clicar no ícone Preferências, como mostra a imagem.

Tela 2 SNE

03. Na sequência, é necessário clicar em Sistema de Notificação Eletrônica.

Tela 03 SNE

04. Ao clicar no Sistema de Notificação Eletrônica podem acontecer duas situações.

4a- Se o condutor ainda não aderiu ao sistema ele precisará concordar com o termo de adesão bem como clicar no botão Aderir.

Tela 04 SNE

04b – Se já aderiu ao sistema, aparecerá a informação de quando o condutor realizou a adesão e, dessa forma, não será necessário fazer mais nada.

Tela 04 SNE

Após o aceite, a adesão se confirma em poucas horas assim como, após esse período, as multas já ficam disponíveis em Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento com valor menor.

Importante

No momento da seleção do desconto no aplicativo CDT, o cidadão tem duas opções: os tradicionais 20% e os 40% do SNE. Ou seja, a segunda opção só vale para aquele que confirmar a não interposição de recurso à infração.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • Marcio Teixeira
    12/03/2024 às 15:46

    Fui multado em 11/23 e não recebi nenhuma notificação como resolver esse problema já que se passou 3 meses

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *