Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de setembro de 2024

Informação sobre doação de órgãos poderá estar na CNH

PL pretende incluir na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a informação sobre a condição de doador de órgãos e tecidos.


Por Mariana Czerwonka Publicado 03/08/2024 às 08h00
Ouvir: 00:00
doação de órgãos CNH
Deputado diz que a informação na CNH facilitaria a doação de órgãos. Foto: Fellipe Yuri/Ascom Detran-AL.

Incluir na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a informação sobre a condição de doador de órgãos e tecidos. Esse é o tema do Projeto de Lei 2994/2024 que começou a tramitar na Câmara dos Deputados.

De autoria do deputado Marco Brasil (PP/PR), o PL pretende inserir a informação de doador de órgãos e tecidos na CNH assim como já estão: fotografia, identificação e número do Cadastro de Pessoas físicas (CPF). Ainda de acordo com o PL, o condutor poderá optar pela condição de não doador de órgãos e tecidos a qualquer momento, preferencialmente durante a emissão ou renovação do documento.

Conforme o autor, em números absolutos, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. “De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2023 o Brasil registrou o maior número de transplantes de órgãos em dez anos. Houve um aumento de 17% nas doações em comparação ao ano anterior”, afirma.

O deputado ressalta que no nosso país, a doação de órgãos e tecidos acontece apenas com a autorização dos parentes. Ou seja, a recusa familiar ainda é o principal obstáculo.

“Por meio deste projeto de lei, procuramos incentivar que mais e mais pessoas deixem explícito em seus documentos que são doadoras de órgãos, para que possamos preencher lacunas, conseguir avanços no sentido de uma redução significativa da lista de pacientes à espera de transplante, salvando vidas com este gesto humanitário”, justifica Marco Brasil.

Tramitação

O PL está em tramitação inicial e aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *