Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2024

As leis de trânsito mais curiosas no mundo 

Cuspir dentro do ônibus, carregar animal no capô ou molestar um veículo (sim é isso mesmo) estão entre algumas das mais curiosas leis de trânsito


Por Accio Comunicação Publicado 09/10/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00

Foto: Freepik.

As leis de trânsito visam estipular regras para a mobilidade urbana, incluindo para pedestres e condutores. Tanto que, só a legislação brasileira, que é o Código de Trânsito Brasileiro possui 341 artigos voltados para isso. 

Claro, as pessoas podem entrar em desacordo sobre algumas dessas regras, mas se é lei, precisa ser respeitada. Entretanto, há algumas leis de trânsito que podem ser, no mínimo, curiosas. 

Pra matar essa curiosidade que você deve estar sentido ao ler esse texto, o Portal do Trânsito encontrou algumas leis de trânsito bem diferentes. Confira! 

Na Arábia Saudita, por exemplo, até o ano de 2017, mulheres não podiam dirigir. Do mesmo modo curioso, lá em Cingapura, ao parar menos de 50 metros do pedestre que está atravessando a via, o condutor pode ser notificado.  

Na Dinamarca é preciso verificar todos os requisitos de segurança antes de pegar ao volante. Ou seja, checar freios, buzina, direção, faróis, etc. E, é claro, averiguar se há alguma pessoa debaixo do veículo. Pois é… 

Ainda na Europa, vale ressaltar que na Espanha o motorista não pode dirigir em dias de sol, sem usar óculos escuros.  

Entretanto, na Rússia e na Romênia, dirigir um veículo sujo pode gerar multa. Porém, quem define se está ou não sujo nesses países é o policial. Fica a dica se você um dia alugar um carro por lá! 

As leis de trânsito na Grécia também são curiosas. Uma delas é que, se você estacionar em local proibido terá a placa do veículo retida por policiais. 

De volta a Europa, na Suíça o condutor não pode lavar o veículo aos domingos.  

Leis de trânsito curiosas nos Estados Unidos  

Foto: Freepik.

Nos Estados Unidos, cada estado pode possuir algumas leis de trânsito diferentes. Ou seja, alto potencial de leis no mínimo curiosas!  

No estado do Alabama, por exemplo, você não pode dirigir com os olhos vendados e jogar melecas pela janela. Isso não deveria nem ser lei, maaas… 

Outro exemplo é que se você utilizar a cueca para secar o veículo (em um lava-jato), infringirá uma lei do estado da Califórnia. Entretanto, na Geórgia há leis de trânsito exclusivas: durante as sessões plenárias membros do parlamento estão livres de multas por excesso de velocidade.  

Para quem gosta de “namorar” no carro, especificamente na cidade de Coeur d’Alene (Idaho/EUA), o policial deve buzinar ou dar sinal de luz e esperar 3 minutos antes de abordar os ocupantes do veículo.  

Outra situação no mínimo engraçada sobre leis de trânsito está em Fort Thomas. Nessa cidade do Kentucky, cachorros estão proibidos de molestar carros. Além disso, se você quiser vender algum tipo de veículo aos domingos, em Michigan, está proibido perante a lei.  

Por fim, para encerrar nossa lista de hoje: 

  • No estado de Washington você está proibido de cuspir dentro do ônibus. 
  • E em Oklahoma (EUA) é proibido molestar um automóvel e carregar aquários de peixe no transporte público.  

E aí, qual dessas leis de trânsito você achou curiosa?   

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • iVAN
    11/10/2023 às 20:29

    O duro é saber que quem faz essas “leis” são os caras que “nós” colocamos lá. Se eles falassem antes que iriam fazer esse tipo de “lei”, Já SABE NÉ.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *