Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de fevereiro de 2024

Você conhece a Av. Luiz Xavier, a menor avenida no mundo?

Localizada em Curitiba e com apenas 150 metros de extensão, a via possui a alcunha de ser considerada a menor avenida do mundo


Por Accio Comunicação Publicado 02/06/2023 às 15h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A menor avenida do mundo foi criada por Luiz Antônio Xavier (1856 – 1933) na época em que ele foi prefeito de Curitiba (PR). Xavier foi o primeiro a ser reeleito para uma segunda gestão na capital paranaense. Dedicado a manutenção da capital paranaense, um dos seus projetos foi ampliar o trecho de rua que ligava a Rua XV de Novembro à Praça Osório. 

Com isso, o resultado dessa obra acabou se transformando na Avenida Luiz Xavier. Hoje, com apenas 150 metros de extensão, a via é popularmente conhecida como a “menor avenida do mundo”.

A menor avenida do mundo 

A menor avenida do mundo, em Curitiba
Foto: Depositphotos

Criada no início do século 20 e localizada entre as ruas Voluntários da Pátria e a Ébano Pereira, a Avenida Luiz Xavier é uma homenagem ao coronel Luiz Antônio Xavier. 

Na sequência, com o passar dos anos, durante a década de 1930, uma reviravolta política provocou a mudança do nome. Com ordem de Getúlio Vargas, a menor avenida do mundo passou a ser chamada de Avenida João Pessoa

Entretanto, segundo dados da Casa da Memória de Curitiba, em 1951, a via voltou a ter o nome do ex-prefeito. 

Avenida Luiz Xavier: interesse histórico e turístico 

Atualmente, a Avenida Luiz Xavier se tornou uma das ruas mais movimentadas de Curitiba. Ou seja, por meio dessa via, muitos encontram as famosas praças da capital paranaense.

Av. Luiz Xavier
Foto: arquivo

Por exemplo, a Boca Maldita é um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba. Além disso, também é um local popular e com grande concentração de bares e restaurantes. 

Por fim, outro ponto histórico e turístico ligado a menor avenida do mundo é o Palácio da Avenida. O local é hoje é um dos principais pontos de encontro para apresentações artísticas realizadas entre o Natal e o Ano Novo.

Papo rápido: quem foi Luiz Xavier? 

  • Ele foi o primeiro prefeito da história de Curitiba a conquistar uma reeleição. 
  • Em sua gestão, o Luiz Xavier realizou obras importantes como calçamentos, jardinagem e também contribuiu para o desenvolvimento das redes de água e esgoto. 
  • Foi ele quem alinhou a Rua XV de Novembro à Praça Osório. 

Já conhecia essa história? Quer mais conteúdos como este? Deixe o seu comentário!  

Leia também no Portal do Trânsito:

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *