Estradas solares, o futuro da mobilidade sustentável
Já ouviu falar em estradas solares? Confira quais são os pontos a melhorar para combater os desafios ambientais no trânsito?
Em 2016, a França inaugurou a primeira estrada solar do mundo. A via é coberta por painéis solares e consegue gerar energia para iluminar uma pequena cidade de 5 mil habitantes da Normandia. Mas afinal, o que são estradas solares?
São vias que possuem painéis solares instalados. Com isso, o objetivo é transformar as estradas em fonte de energia renovável e não poluentes. Isso é possível porque esses painéis solares de grande porte são conectados diretamente ao grid de energia elétrica.
Em 2017, foi a vez da China que criou 2km de extensão de estradas solares (investindo em torno de R$580.114,20). A expectativa do projeto é gerar 1 milhão de kWh (quilowatts/hora) em 1 ano.
Qual o estado brasileiro que mais produz energia solar?
Já que o assunto é energia solar, vale ressaltar que o Brasil possui um imenso potencial para isso. Isso porque nossa localização geográfica privilegia o país com um alto nível de incidência solar em diversas regiões.
Entre os estados brasileiros, o que mais se destaca na produção de energia solar é o estado de Minas Gerais. De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o estado possui capacidade de geração instalada que passa a 1 GW (gigawatts).
Uma estrada solar é viável?
Como você deve imaginar, a produção de estradas solares envolve muito dinheiro. Isso vale tanto para implementar a tecnologia quanto para ter retorno do investimento. Afinal, o “troco” em energia que as estradas solares produzem (em comparação ao custo) é baixo.
Por isso, existem críticas quanto a essa alternativa, mas qual nova tecnologia não teve?! Novas soluções para a matriz energética são uma necessidade, devido ao esgotamento das fontes não renováveis.
Para isso, precisamos criar, testar e implementar novas formas de se criar energia limpa e renovável.
Com isso é possível dizer que as estradas solares – por mais que ainda não sejam a solução mais viável – representam um grande avanço técnico para o futuro da geração de energia e da mobilidade humana.