Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Estradas solares, o futuro da mobilidade sustentável 

Já ouviu falar em estradas solares? Confira quais são os pontos a melhorar para combater os desafios ambientais no trânsito? 


Por Accio Comunicação Publicado 27/04/2024 às 11h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Em 2016, a França inaugurou a primeira estrada solar do mundo. A via é coberta por painéis solares e consegue gerar energia para iluminar uma pequena cidade de 5 mil habitantes da Normandia. Mas afinal, o que são estradas solares?  

Estradas solares podem ser uma solução para a renovação da matriz energética mundial
A estrada solar inaugurada na França possui um trecho especial preenchido por painéis solares. Foto: Charly Triballeau/AFP.

São vias que possuem painéis solares instalados. Com isso, o objetivo é transformar as estradas em fonte de energia renovável e não poluentes. Isso é possível porque esses painéis solares de grande porte são conectados diretamente ao grid de energia elétrica. 

Em 2017, foi a vez da China que criou 2km de extensão de estradas solares (investindo em torno de R$580.114,20). A expectativa do projeto é gerar 1 milhão de kWh (quilowatts/hora) em 1 ano. 

Qual o estado brasileiro que mais produz energia solar? 

Uma imagem aérea de uma fazenda solar, repleta de painéis fotovoltáicos
As chamadas “fazendas solares” também já são um recurso utilizado em diversas partes do mundo. Foto: Envato.

Já que o assunto é energia solar, vale ressaltar que o Brasil possui um imenso potencial para isso. Isso porque nossa localização geográfica privilegia o país com um alto nível de incidência solar em diversas regiões. 

Entre os estados brasileiros, o que mais se destaca na produção de energia solar é o estado de Minas Gerais. De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o estado possui capacidade de geração instalada que passa a 1 GW (gigawatts). 

Uma estrada solar é viável? 

Como você deve imaginar, a produção de estradas solares envolve muito dinheiro. Isso vale tanto para implementar a tecnologia quanto para ter retorno do investimento. Afinal, o “troco” em energia que as estradas solares produzem (em comparação ao custo) é baixo.  

Por isso, existem críticas quanto a essa alternativa, mas qual nova tecnologia não teve?! Novas soluções para a matriz energética são uma necessidade, devido ao esgotamento das fontes não renováveis.  

Para isso, precisamos criar, testar e implementar novas formas de se criar energia limpa e renovável.  

Com isso é possível dizer que as estradas solares – por mais que ainda não sejam a solução mais viável – representam um grande avanço técnico para o futuro da geração de energia e da mobilidade humana.  

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *