Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de julho de 2024

Empresa dá dicas para calcular o consumo de combustível do seu veículo

Saber o consumo de combustível dos veículos é uma prática fundamental para controlar os gastos e entender o impacto financeiro da condução diária.


Por Pauline Machado Publicado 09/11/2023 às 15h00
Ouvir: 00:00
Calcular consumo de combustível
Não há nada pior do que adquirir o carro ou moto desejada e só depois, perceber que o custo gerado pesa muito no bolso. Foto: Engin Akyurt por Pixabay

Quem nunca comprou um carro sem saber ao certo o quanto ele consome de combustível? No entanto, saber o consumo de combustível dos veículos é uma prática fundamental para controlar os gastos e entender o impacto financeiro da condução diária. Afinal, não há nada pior do que adquirir o carro ou moto desejada e só depois, perceber que o custo gerado pesa muito no bolso.

Pensando nessa prática que é muito comum, e em ajudar os motoristas, a Zapay, que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos, traz dicas para ajudar a calcular o consumo de combustível do seu veículo.

Acompanhe!

Para calcular o km por litro, primeiramente é preciso saber a distância total percorrida e dividir esse valor pela quantidade de litros necessários para encher o tanque.

Representa-se o cálculo pela seguinte fórmula:

km percorridos ÷ litros abastecidos = quilometragem por litro

Ou seja: se o condutor percorre 800 km e precisa abastecer 68 litros, o veículo teve um consumo de 11,76 km/l.

É importante salientar que esse rendimento pode variar, pois depende de inúmeros fatores, como o tipo de combustível utilizado, o terreno percorrido, se rodovia, cidade, estrada de terra, a calibração dos pneus, a velocidade do veículo e a frequência de aceleração.

Para ajudar os motoristas neste cálculo, a Zapay disponibiliza gratuitamente uma calculadora: clique aqui para calcular.

Outras formas de calcular o consumo de combustível

Outras formas de fazer o cálculo também são efetivas, quando levadas em consideração as necessidades de cada motorista. Caso esteja planejando, por exemplo, uma viagem e deseja calcular os gastos com combustível, é possível ter resultados em litros ou em reais. Para calcular o custo de uma viagem de 200 km, basta multiplicar o consumo do veículo pelo preço atual do combustível que utilizará.

Por exemplo: se o carro faz 10 km/l na estrada e o litro de gasolina custa R$ 5, basta dividir 5 por 10, o que resulta em R$ 0,50 por quilômetro. Em seguida, é preciso multiplicar esse valor pela distância total da viagem.

Como economizar combustível

Alguns fatores que influenciam no consumo de combustível. Logo, para quem quer economizar, algumas práticas podem ajudar:

  • Evite hábitos que aumentam o seu consumo, como acelerações bruscas e manter o ar-condicionado no máximo quando estiver na cidade.
  • Manter os pneus calibrados ajuda na eficiência do veículo.
  • Durante viagens, manter os vidros abertos durante a condução, especialmente em alta velocidade, aumenta o consumo de combustível devido à resistência do ar. Nesse caso, recomenda-se o uso do ar condicionado.
  • Outro fator que influencia é o peso excessivo no veículo. Manter objetos leves no porta-malas e evitar sobrecarga no veículo ajudam nessa economia.

Álcool versus gasolina

No caso dos carros flex, é importante avaliar se a gasolina ou o etanol é mais vantajoso com base nos preços e na eficiência energética. É possível fazer o cálculo comparando o preço do litro de etanol com o da gasolina e seguindo a regra de que o etanol precisa ser inferior a 70% ou menos do preço da gasolina para ser mais econômico.

Por fim, compreender o consumo do combustível é importante na gestão financeira, assegurando que os gastos estejam sob controle e que o orçamento permaneça equilibrado. Entender o quanto o veículo consome, pode ajudar o condutor a tomar decisões financeiramente conscientes e evitar surpresas desagradáveis no final do mês.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *