Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de julho de 2024

Entregas do e-commerce: quais passos seguir para estruturar o processo de entrega ideal

Saiba como realizar entregas cumprindo prazos e garantindo uma experiência de usuário saudável para o cliente.


Por Agência de Conteúdo Publicado 04/02/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00
Processo de entrega
Uma entrega bem sucedida requer a organização de toda a cadeia logística. Foto: iStock

A administração de um negócio requer comprometimento e responsabilidade, bem como a estruturação de processos, como o processo de entrega, e logística envolvida. Atualmente, o comércio eletrônico destaca-se pelos recursos que oferece. No entanto, por não se tratar de um negócio cuja demanda é presencial, vale investir em uma logística que realmente atenda ao público-alvo e seja mais uma etapa positiva da experiência de compra. Nesse sentido, os lojistas se deparam não apenas com o desafio de encontrar uma boa solução logística, mas também de encantar o cliente, finalizando de maneira satisfatória o ciclo de compra e venda.

Etapas

Uma entrega bem sucedida requer a organização de toda uma cadeia logística, ou seja, a separação do produto já devidamente precificado, a etapa de embalagem do mesmo, a expedição e o acompanhamento de entrega. Cumprir essas etapas é essencial para a saúde do e-commerce, por isso a escolha da transportadora também não deve deixar a desejar. Antes de tudo, no entanto, assim que a compra é feita, o lojista precisa confirmar de antemão a disponibilidade do produto, é comum os compradores realizarem uma compra e após um longo período serem informados de indisponibilidade, o que acarreta um transtorno na experiência e pode levá-lo a desistir de comprar. 

Organização do estoque

Dos passos para um processo de entrega bem sucedido, a organização do estoque figura como o mais primordial deles. Isto porque não é possível ter controle das mercadorias uma vez que o estoque está desorganizado. A organização auxilia até mesmo na separação eficiente do  produto, afinal de contas assim que encontrado, já pode facilmente passar pelas outras etapas até o despacho. É comum no  modelo e-commerce o uso de estoque de terceiros. Nesse caso é preciso que todas as informações sejam compartilhadas de maneira clara e objetiva, deixando o lojista à parte de tudo.

Frete

O frete ideal é determinado a partir dos produtos disponíveis e do sistema do negócio. Esses são apenas alguns dos fatores que determinam qual o melhor frete. Nesse sentido, será necessário também compreender a abrangência do negócio, e até mesmo as finanças da empresa. Dessa forma, contratar um serviço que dê lucro e esteja incluso na margem da companhia. O cálculo usual do frete contempla a metragem cúbica do volume transportado. Multiplica-se as medidas de altura pelas de comprimento e largura. Após isso é necessário multiplicar o valor por 300 (para transporte rodoviário) ou por 167 (para transporte aéreo). E por fim, multiplicar o resultado pela quantidade de volumes a se enviar. A diferença entre os serviços das transportadoras e dos Correios, que também é bastante utilizado, é que este último tem algumas restrições para transportes de produtos.

Processos

Ao abrir uma loja virtual, o empreendedor precisa pensar e estruturar e identificar possíveis falhas de processo para lidar. Por isso, é importante, sobretudo, compreender todas as etapas a se cumprir, finalizando com o processo de entrega como uma das etapas principais. Mas antes disso, idealizar desde o processo de DAS MEI, essencial na abertura do negócio e na formalização do documento de Arrecadação do Simples Nacional (A DAS em si), até o investimento em pós-venda dos produtos, garantindo o cliente e a saúde financeira da empresa por meio de processos articulados. 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *