Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de fevereiro de 2024

O que devo saber antes de alugar um carro por assinatura?

André Campos, CEO da For You Fleet, locadora de veículos por assinatura, esclarece dúvidas e aponta vantagens neste tipo de investimento.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 11/02/2023 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O mercado de locação de carros por assinatura está avançando cada vez mais. Segundo dados da ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis),  o setor registrou um aumento de 20,8% nos últimos 12 meses. Além disso, em janeiro de 2022, o número de automóveis locados por assinatura no Brasil era de 91 mil. Em outubro, esse número já havia aumentado para 110 mil.

“Embora os dados sejam positivos, muitas pessoas têm dúvidas e até mesmo receios sobre a funcionalidade da modalidade de carros por assinatura. No entanto, o negócio tem se mostrado uma boa alternativa para quem quer manter um carro novo, com bons preços, comodidade e segurança”, explica André Campos, CEO da For You Fleet, locadora de veículos por assinatura.

Para quem pretende alugar um veículo, mas não sabe como funciona, ao obter o serviço, é possível firmar um contrato de locação pelo período de 12, 24, 36 ou 48 meses, de acordo com as necessidades e o perfil da sua empresa e dos usuários dos veículos. Ainda existe a possibilidade de utilizar a modalidade de cashbacks, que permite a entrega dos seus veículos próprios para pagar parte ou o total do contrato do uso de carros novos. Além disso, ao final do contrato, o cliente pode renovar a assinatura e escolher outro modelo de carro. “Uma das vantagens é não se preocupar com uma alta parcela de entrada ou os juros de um financiamento. O ideal é que nas parcelas mensais, além do aluguel, estejam inclusos os valores de impostos, seguro e manutenção preventiva”, destaca o empresário.

Locação por assinatura ou aluguel de veículos?

Segundo André, embora pareça a mesma coisa, é importante destacar que a locação por assinatura é diferente de alugar um carro. “Quem opta por assinar um veículo tem a vantagem de ter sempre um carro zero km em mãos. Outra diferença é o prazo do contrato. Enquanto uma locação comum costuma durar um ou alguns dias, a assinatura de um veículo pode durar até 48 meses, além da opção de trocar de veículo após um ano de contrato”, ressalta.

O mesmo acontece com quem terceiriza uma frota de veículos. De acordo com o empresário, na For You Fleet, a terceirização de frota para as empresas é mais procurada para o uso de líderes com perfil seniores, que ocupam cargos a partir de gerência. “Para as empresas, ofertar esse serviço é uma excelente estratégia para incrementar o pacote de benefícios desses profissionais. E, assim, atrair e reter os melhores talentos, principalmente diante da alta rotatividade dentro das empresas”, comenta.

O que está incluso?

Embora o serviço seja uma excelente opção para quem busca praticidade e qualidade, André destaca que é importante que a locadora do veículo proporcione os seguintes pontos aos clientes:

Ampla opção de veículos

É importante que o locatário prefira um serviço que lhe permita escolher todos os detalhes do veículo a ser alugado, incluindo os itens opcionais. Assim, a satisfação com o serviço tende a ser ainda maior. Aqui vale a ressalva de que o mercado precisou adaptar-se à escassez de produção das montadoras com ajustes temporários nesse sentido.

Atendimento Personalizado

Em locadoras por assinatura premium, o cliente tem à disposição o serviço de concierge, com profissionais responsáveis por fazer a gestão de sinistros e de manutenções preventivas e corretivas. Inclusive com serviço de leva e traz, o que se traduz em uma economia preciosa de tempo com burocracias.

Incentivo de fidelização/cashback

É possível, ainda, desfrutar de vantagens quando o serviço de aluguel por assinatura oferece porcentagem de desconto em todo o contrato a quem apresentar novos clientes. Uma outra prática é a de aceitar um veículo seminovo como parte do acordo financeiro. Dessa forma, é possível reduzir o valor das parcelas e ainda devolver um percentual em dinheiro para o cliente, no que foi batizado de cashback. Essa é uma iniciativa bastante vantajosa e ainda pouco frequente no segmento.

Carro reserva

Poucas situações são tão frustrantes quanto pagar por um serviço e não usar. Por isso, na locação por assinatura, é importante contratar o serviço de uma empresa que disponibilize carro reserva no caso de alguma eventualidade com o automóvel locado.

Frota como serviço

Um dos serviços oferecidos pela For You Fleet consiste em adquirir a frota de carros de uma companhia e locar os mesmos veículos para a empresa em questão por mensalidades que incluem gestão de sinistros, manutenção preventiva e seguro, chamado “Leaseback”. “Dentro da eterna necessidade corporativa de fazer mais com menos, essa tem sido uma estratégia utilizada pelas companhias para otimizar os custos do negócio sem abrir mão do conforto de ter os veículos à disposição. Além disso, nesse movimento, ao deixarem de fazer a gestão desses automóveis, os colaboradores da organização têm mais tempo para assumir atividades mais estratégicas”, destaca o executivo.

Vantagens além da financeira

André conta que muitos clientes têm optado pelo aluguel por assinatura não apenas para otimizar investimentos, mas também para testar um modelo de veículo antes de adquirir o bem. “É comum ver pessoas locando carros híbridos, elétricos ou de um modelo específico para entender o desempenho, o uso e a viabilidade do automóvel. Então, nesse período de locação decide se é vantajoso adquiri-lo ou não”.

Além destes pontos, segundo o executivo, para garantir ainda mais a tranquilidade do usuário, uma locadora de veículos deve disponibilizar os serviços de consultoria, blindagem do veículo com empresas renomadas e confiáveis, concierge, assistência 24h, gestão de segurança, leva e traz, gestão de multas, seguro total, manutenção preventiva e corretiva. Além disso, gestão de troca de pneus e seguro com coberturas em casos de danos materiais, morais e corporais.

“A locação de veículos vai muito além de entregar um carro bacana ao cliente. Por isso, é importante estar atento e escolher sempre uma locadora séria e comprometida com o público”, finaliza o empresário.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *