Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de fevereiro de 2024

5 dicas para uma viagem de fim de ano mais segura

Vai viajar de carro no fim de ano? Confira algumas dicas do Portal do Trânsito para ter uma viajem mais segura!


Por Accio Comunicação Publicado 20/12/2023 às 15h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

As viagens de fim de ano criam momentos especiais, pois é um período para aproveitar para passar o Natal entre a família e os amigos. Além disso, como o período coincide com a época de férias, também é uma oportunidade para viajar para outras cidades ou para curtir o Ano Novo na praia, por exemplo.  

Entretanto, os meses de dezembro a fevereiro representam um dos períodos de maior movimento nas rodovias. Sendo assim, para viajar com tranquilidade é importante ter alguns cuidados para evitar imprevistos. 

Pensando nisso, a redação do Portal do Trânsito traz 5 dicas para você ter uma viagem de fim de ano mais segura

grupo-de-amigos-levantando-os-bracos-no-carro
Foto: Freepik

1. Planeje sua viagem com antecedência 

Antes de iniciar sua viagem, verifique as condições climáticas, o estado das estradas e planeje paradas estratégicas para descanso e para reabastecer.  

Além disso, vale ter um navegador com GPS, como o Waze ou Google Maps, para encontrar as melhores rotas ou trajetos alternativos em caso de acidente ou obstrução na pista. 

2. Esteja com a documentação em dia 

Lembre-se: sempre mantenha seus documentos e os de seu veículo atualizados. Antes de pegar a estrada, tenha em mãos sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) original ou na versão digital (oficial). 

É bom também sempre ter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em mãos, seja impresso ou digital.  

3. Faça a revisão do seu carro 

Certifique-se de que seu veículo esteja em boas condições. Ou seja, antes de viajar, realize a revisão de freios, suspensão e dos pneus do seu veículo.  

Além disso é importante fazer uma revisão geral e verificar óleo, bateria, para-brisas, luzes e o sistema de resfriamento. 

4. Faça o seguro do seu carro 

Imprevistos como mau funcionamento do veículo, falta de combustível ou sinistros podem acontecer no meio do caminho. Por isso o seguro veicular é tão importante, pois garante mais tranquilidade durante a viagem. 

um-motorista-percorre-as-ruas-da-cidade-e-um-navegador
Foto: Freepik

5. Condução defensiva 

A direção defensiva garante uma maior segurança não apenas para você, mas também para seus passageiros e os demais condutores da via. Por isso, durante sua viagem, respeite os limites de velocidade

Além disso, mantenha-se sempre atento as condições da via e ao trânsito. Ajuste sua velocidade de acordo com as condições da estrada e mantenha uma distância segura do veículo à sua frente. 

Gostou dessas dicas? Compartilhe nos comentários a sua opinião! 

Veja também no Portal do Trânsito: 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *