12 de dezembro de 2024

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de dezembro de 2024

Como identificar pontos cegos no carro? 

Você sabia que o ponto cego do carro fica nas laterais do veículo onde o reflexo do retrovisor não alcança? Saiba como identificar e trafegar com mais segurança


Por Accio Comunicação Publicado 12/03/2024 às 13h30
Ouvir: 00:00

Os pontos cegos são áreas que o condutor não consegue ter visibilidade ao dirigir. Normalmente, esses ficam nas laterais do veículo, onde o reflexo do retrovisor não alcança. 

Além disso, o ponto cego é um dos fatores que causa acidentes de trânsito. Principalmente durante ultrapassagens e conversões, uma vez que o motorista tem dificuldades para perceber se há outro veículo ou pedestre nesse ponto. 

No entanto, os pontos cegos podem ser reduzidos com o bom ajuste dos espelhos. Por isso, saber identificar o ponto cego do seu carro é crucial para trafegar com segurança.  

espelho-retrovisor-de-close-up-na-luz-do-sol_23-2148321852
Foto: Freepik

Como reduzir pontos cegos no carro? 

Todos os veículos apresentam pontos cegos. Como regra geral, quanto maior o veículo, maiores os ângulos e as áreas dos pontos cegos, nas quais o condutor não consegue visualizar diretamente ou pelos retrovisores. Porém há maneiras de reduzir significativamente essas áreas e, consequentemente, o risco de não perceber a proximidade de outro objeto, veículo, ou usuário do trânsito. As principais formas de reduzir os ângulos sem visibilidade são: o correto posicionamento de todos os espelhos retrovisores em função da posição de dirigir do condutor. Isso significa que, para um mesmo veículo, é preciso verificar o correto posicionamento dos retrovisores e corrigir cada vez que mudar de condutor.  

Confira a seguir formas de reduzir os pontos cegos no carro: 

  • Sente-se corretamente ao volante, de modo que os pé possam acionar facilmente os pedais e os braços fiquem semiflexionados; 
  • A inclinação do encosto deve permitir a posição natural do tronco; 
  • O posicionamento do retrovisor interno deve permitir a maior visibilidade possível através do vidro traseiro do veículo, mesmo sem ter que mexer muito a cabeça.

Maneira correta de ajustar os retrovisores externos:

  • O condutor deve estar sentado confortavelmente ao volante, sem que seja necessário fazer movimentos laterais com a cabeça, conforme descrito acima.
  • Se for possível ver as laterais do veículo pelo retrovisor, é sinal que a posição está errada, muito fechada.
  • Para corrigir, acionar o a regulagem do espelho externo esquerdo, abrindo o seu ângulo em relação ao carro, até que não seja mais possível ver a lateral do veículo.
  • Proceder do lado direito da mesma maneira: abrir o ângulo do espelho até que não seja mais possível enxergar a lateral do veículo.

Você, condutor, já foi surpreendido alguma vez por um veículo que estava trafegando no ponto cego e que você não havia notado? Compartilhe nos comentários a sua experiência! 

Veja também no Portal do Trânsito: 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *