Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de julho de 2024

Conheça alguns itens que serão obrigatórios para veículos novos até 2024

Em consonância com o Rota 2030, as montadoras deverão adotar novos recursos que tornem os veículos mais seguros. Veja itens que serão obrigatórios em veículos até 2024.


Por Pauline Machado Publicado 29/12/2022 às 08h15
Ouvir: 00:00
Itens obrigatórios em veículos
O Controle de Estabilidade impede que o motorista perca o controle do carro em situações de risco. Foto: Depositphotos

Visando atender às demandas do setor até o final de 2030, as montadoras deverão adotar novos recursos que tornem os veículos mais seguros, disponibilizando itens que serão obrigatórios boa parte deles já em 2024.

Com base no Rota 2030 – programa de estímulo tributário envolvendo as montadoras e o governo, e pensando nos novos cenários de mobilidade e tecnologia veicular, conversamos com Roney Kniggendorf, técnico e gerente de pós-vendas da Honda Niponsul em Curitiba, para entender quais mudanças estão previstas para a segurança dos carros daqui por diante.

Acompanhe!

Portal do Trânsito – O que diz a legislação de trânsito brasileira sobre os itens de segurança obrigatórios em veículos?

O artigo 103 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, determina que o veículo só poderá transitar pela via quando atendidos os requisitos e condições de segurança estabelecidos no Código e em normas do CONTRAN.

Portal do Trânsito – E, pensando nos novos cenários de mobilidade e tecnologia veicular, que mudanças estão previstas para a segurança dos carros daqui para frente? Isso se levarmos em conta o Rota 2030 – programa de estímulo tributário envolvendo as montadoras e o governo?

São eles:

  1. Alerta de colisão;
  2. Proteção contra impactos laterais em postes;
  3. Câmeras de ré (ou avisos sonoros);
  4. Proteção contra impactos frontais (em utilitários);
  5. Proteção de impacto ao pedestre.

Portal do Trânsito – Visando atender às demandas do setor, até o final de 2030 as montadoras deverão adotar novos recursos que tornem os veículos mais seguros, sendo que boa parte delas já devem passar a valer antes do prazo, até 2024, conforme abaixo. Neste sentido, por favor, explique cada um dos itens obrigatórios em veículos abaixo e sua importância, como contribuem para a segurança no trânsito.

1. Teste de impacto lateral

Todos os carros deverão ter o teste de impacto lateral, que engloba o alerta de cinto de segurança, repetidores laterais de seta, luzes de rodagem diurna assim como alerta de colisão.

Estes itens vêm implementar a segurança tanto dos ocupantes do veículo, quanto a de veículos que transitam ao seu redor e por consequência seus ocupantes também, como exemplo em uma situação em que um veículo trafega na sua lateral em um ponto cego o alerta de colisão pode anunciar a presença do mesmo fazendo que o condutor não troque de faixa evitando acidentes.

Outra medida que podemos exemplificar são os repetidores laterais de seta que alertam os motoristas a sua volta sobre a sua intenção de trocar de faixa ou até mesmo fazer uma conversão, deixando-os mais atentos ao movimento.

Já as Luzes de rodagens diurnas DLR, anunciam a sua presença mesmo à distância independentemente das condições climáticas.

2. Controle de estabilidade

O controle de estabilidade é um dos itens que passarão a ser obrigatórios em carros. Tal recurso impede que o motorista perca o controle do carro em situações de risco. Vale ressaltar que grande parte dos acidentes rodoviários é causada pela perda de controle do condutor ocorrendo derrapagens. Ou seja, esse recurso ajusta automaticamente a tração do veículo minimizando essa possibilidade.

3. Proteção de impacto ao pedestre / frontais / lateral contra poste

Será obrigatório um sistema de câmera responsável por “ler” os movimentos em torno do carro. Assim, em caso de uma possível colisão, o sistema alertará o motorista.

Com este sistema de alerta, toda vez que houver um pedestre ao redor do veículo o sistema indicará ao condutor. Este recurso será muito importante em manobras, onde frequentemente ao manobrar ocorrem esses tipos de acidentes, principalmente com crianças que são mais difíceis de serem detectadas pelos espelhos retrovisores.

Os novos veículos deverão atender aos novos requisitos de força de impactos laterais, com normas mais rígidas e que atendem impactos laterais de vários ângulos, ou seja, isso proporcionará maior segurança em colisões desta natureza.

Quanto à proteção de impactos frontais nos SUVs, haverá implementação nos testes podendo ser adicionados novos itens para a proteção.

4. Câmera de ré

Além de auxiliar em manobras para estacionar, a câmera de ré é essencial para que o motorista tenha uma visão total da parte de trás do carro. Além disso, outro recurso importantíssimo é o sensor sonoro, que oferece uma noção da proximidade de objetos que a câmera tenha dificuldade de captar. Esses dois recursos trabalhando juntos são essenciais para a segurança do seu veículo assim como de quem estiver nas proximidades.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *