Dia do Pedestre 2023: ação educativa reforça importância do respeito à faixa
Ação educativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da travessia segura na faixa de pedestre e o respeito a esta sinalização de trânsito.
Para celebrar o Dia Internacional do Pedestre, comemorado nesta terça-feira, 8, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju realizou, na avenida José Carlos Silva, em frente ao Terminal D.I.A, uma ação educativa para conscientizar a população sobre a importância da travessia segura na faixa de pedestre e o respeito a esta sinalização de trânsito.
De maneira lúdica, o grupo Cones de teatro da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT, auxiliou os pedestres na travessia, e distribuiu brindes e material educativo para quem circulava pela região.
“No trânsito, somos todos pedestres. Em algum momento, motoristas, motociclistas e ciclistas também são pedestres. Por isso, estamos sempre reforçando e conscientizando a população sobre a importância do respeito à faixa, que é local de travessia segura. Com empatia, gentileza e respeito às leis e sinalizações, teremos um trânsito mais seguro para todos”, ressaltou o coordenador de Trânsito da SMTT, Erbert Zuzarte.
A bancária Marcia Rocha foi uma das pessoas abordadas na atividade e enalteceu a iniciativa da SMTT. “Fico feliz que esta ação que visa conscientizar os condutores esteja acontecendo. Todos nós estamos em prol da segurança e os condutores precisam se conscientizar e respeitar a faixa de pedestre para termos um trânsito mais harmonioso”, disse.
Opinião semelhante tem o assistente de reciclagem Jhonny Santos. “Muita gente sabe da importância de respeitar as regras de trânsito, mas infelizmente não colocam em prática. Por isso, é tão importante as ações de conscientização”, declara.
Travessia segura
Durante a ação, as equipes passaram para os pedestres algumas dicas importantes para a travessia segura na faixa. Como, por exemplo, fazer o sinal de vida e aguardar na calçada os veículos pararem e não fazer a travessia falando no telefone celular. E claro, para os condutores, foi reforçada a importância do respeito aos pedestres.