Dirigir à noite: veja cuidados para ter mais segurança
A noite é a ausência total de luz solar. Nesse período, a visibilidade depende, completamente, da luz emitida pelos faróis dos veículos assim como da iluminação artificial das vias.
Dirigir no período da noite requer atenção redobrada dos condutores de veículos. Os perigos estão relacionados à iluminação, cansaço, condições das rodovias e imprudência. Por, geralmente, ter um menor número de veículos circulando à noite, muitos condutores aproveitam para dirigir em alta velocidade. Algumas condições adversas, que seriam mais facilmente identificadas durante o dia, ficam escondidas nesse período, como buracos na estrada e até mesmo animais cruzando a pista. Por isso, dirigir em alta velocidade aumenta as chances de que o condutor não perceba ou veja muito em cima da hora esses perigos e acabe envolvido em um sinistro.
A noite é a ausência total de luz solar. Nesse período, a visibilidade depende, completamente, da luz emitida pelos faróis dos veículos assim como da iluminação artificial das vias. Com a visibilidade limitada ao alcance dos faróis, à potência das lâmpadas e à largura do facho, são necessários alguns cuidados para se conduzir com segurança.
É preciso também que o motorista use corretamente a regulagem dos faróis baixos, pois existem condutores que podem ser ofuscados por um curto período de tempo quando encaram uma luz alta nos olhos, aumentando a chance de um sinistro. O farol alto só deve ser usado quando realmente necessário, para não prejudicar os outros.
Cansaço
Outro ponto de extrema importância é o cansaço. Ou seja, no período da noite a probabilidade de que o condutor durma ao volante é muito mais alta. Por isso, deve-se programar as viagens à noite para que o condutor tenha momentos de descanso. Se estiver dirigindo e se sentir cansado, pare e descanse! Você pode dormir sem nem ao menos perceber e colocar a sua vida bem como a dos demais usuários das vias em risco.