Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de fevereiro de 2024

Empresa compartilha dicas estratégicas para caminhoneiros

Para comemorar o Dia Nacional do Caminhoneiro, a Dunlop traz orientações para melhores condições nas estradas brasileiras.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 15/09/2023 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

No dia 16 de setembro é celebrado o Dia Nacional do Caminhoneiro, profissão de extrema importância e que desempenha papel fundamental no transporte de variados produtos essenciais em todos os setores da economia, desde itens agrícolas até manufaturados, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do país.

Dessa forma, nesse Dia Nacional do Caminhoneiro, a Dunlop enxerga a necessidade de reafirmar sua sólida parceria com esses profissionais, que desbravam as estradas brasileiras. A marca reconhece o trabalho desenvolvido pelos caminhoneiros e está comprometida em investir cada vez mais no setor para fornecer pneus de alta qualidade e segurança para todos, realizando um aumento significativo na capacidade de produção de pneus para veículos pesados.

Diante deste cenário desafiador para os profissionais, a Dunlop oferece valiosas orientações para auxiliar os caminhoneiros a otimizarem o desempenho de seus pneus, contribuindo para a redução dos custos por quilômetro rodado.

Confira abaixo dicas indispensáveis que a empresa tem compartilhado com seus clientes para beneficiar os caminhoneiros:

Atenção ao peso e velocidade

Evitar sobrecarga e excesso de velocidade é crucial, tendo em vista que o excesso de peso em relação à configuração do veículo pode ocasionar acidentes. É imperativo seguir as orientações do fabricante do veículo e cumprir a legislação vigente, respeitando a carga máxima permitida para o conjunto. O respeito aos limites de velocidade nas estradas, assim como outras sinalizações, não apenas contribui para uma condução mais segura, mas também pode diminuir os custos associados.

Rodízio adequado dos pneus

É fundamental compreender o manual do fabricante para realizar um rodízio adequado dos pneus, levando em consideração que diferentes veículos podem ter requisitos específicos. Entretanto, em geral, recomenda-se realizar o rodízio a cada 10 mil quilômetros percorridos.

Avalie as rodas e válvulas antes da montagem dos pneus

É importante escovar e pintar as rodas para eliminar ferrugem e usar pasta vegetal sem água para montar os pneus usando ferramentas de qualidade. Por isso procure uma loja de confiança com profissionais capacitados para esse procedimento, a troca correta das rodas e válvulas danificadas vão garantir que os pneus proverão a máxima performance e durabilidade.

Substituição no momento oportuno

Manter uma verificação regular dos pneus é de suma importância para determinar o momento certo para substituições. Para que haja maior aproveitamento da carcaça no momento da recapagem, priorize a remoção dos pneus com no máximo 4mm de profundidade de sulcos da banda de rodagem. Com este cuidado, evita-se cortes e arrancamentos que inviabilizam a reforma dos pneus. Caso ocorram danos como cortes ou perfurações nos pneus, é imprescindível obter uma avaliação técnica antes de prosseguir com a viagem.

Combinação precisa de pneus duplos

Para garantir uma eficiência máxima dos pneus, é crucial harmonizar o desempenho nos eixos de tração e eixos livres. Pneus duplos devem compartilhar características idênticas, como tipo de construção, dimensões, marcas, larguras, diâmetros e padrões de desenho, além de terem profundidades de sulco iguais. Uma combinação inadequada pode levar a desgastes irregulares e, consequentemente, encurtar a vida útil dos pneus.

Alinhamento e balanceamento adequados

O alinhamento e o balanceamento corretos das rodas contribuem para um desgaste uniforme dos pneus. Dessa forma, reduzindo o consumo de combustível e prevenindo o gasto prematuro dos componentes da suspensão. Além disso, também auxilia no conforto ao rodar, pois elimina vibrações e oscilações indesejadas do veículo durante o deslocamento, melhorando a dirigibilidade.

Mantenha a revisão do sistema de freios e suspensão em dia

Esse cuidado é fundamental para garantir a segurança durante a viagem e contribui para maior vida útil do pneu.   

Vale lembrar que a Dunlop também foi pioneira em um modelo de negócio inovador, que são as lojas containers, criadas para disponibilizar produtos em locais estratégicos das rodovias, como postos de combustível, facilitando o dia a dia do caminhoneiro, que não precisa se deslocar dentro das cidades para buscar a troca de pneus, por exemplo. Já são mais de 35 lojas containers em operação e a expectativa é ter mais 9 lojas entregues até o fim deste ano.

“A Dunlop tem sido uma parceira constante dos caminhoneiros brasileiros e continua empenhada em fornecer os melhores produtos, aprimorando a performance e a confiabilidade dos pneus utilizados por esses profissionais. O constante investimento no aumento de produção de pneus de caminhões e ônibus, bem como o lançamento de novos produtos demonstra o nosso compromisso e importância com a categoria, além do projeto específico para o segmento de lojas containers que facilitam o dia a dia do caminhoneiro nas estradas e nessa celebração do Dia do Caminhoneiro, trouxemos orientações práticas e rápidas para que possam enfrentar as estradas com maior tranquilidade”, comenta Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Dunlop Pneus.

Dia Nacional do Caminhoneiro

O Dia Nacional do Caminhoneiro foi oficialmente decretado com a Lei n° 11,927, de 17 de abril de 2009, assinada pelo então vice-presidente em exercício do cargo de presidente, José de Alencar Gomes da Silva.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *