Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024

Você sabe o que é um treminhão? 

Afinal, qual a função de um treminhão? Ele é um trem? Um caminhão grande? Conheça mais sobre este importante meio de transporte para a economia no Brasil


Por Accio Comunicação Publicado 09/12/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00

O significado do nome “treminhão” pode ser entendido como um caminhão grande e alongado, composto por três ou mais carrocerias. Também conhecido como “redotrem”, esse veículo é um caminhão de grande porte que transporta duas ou mais carretas de cargas (ou reboques), formando um conjunto extenso que se assemelha a um trem.

O treminhão se destaca pela potência e desempenha um papel crucial no transporte de grandes volumes de mercadorias. Ou seja, esse veículo contribui significativamente para o abastecimento do país.

Além disso, treminhões são utilizados principalmente no transporte de produtos a granel, como minérios, grãos, areia, entre outros.  

veiculo-de-caminhao-com-reboques-no-fundo
Foto: Freepik

Quantas toneladas carrega um treminhão? 

De modo geral, os treminhões possuem uma capacidade de carga significativamente maior do que os caminhões convencionais. Composto comumente por 9 eixos, o treminhão permite o transporte de um peso bruto total de 74 toneladas

Entretanto, também existem desvantagens porque o uso dos treminhões requer cuidados especiais devido ao seu tamanho e peso. Alguns exemplos são: a necessidade de espaços amplos para manobras e estacionamento, além do consumo elevado de combustível

Entretanto, quando bem utilizado, o treminhão (ou redotrem) desempenha um papel importante na logística de transporte, contribuindo para a agilidade e economia do setor. 

Curiosidades: confira outras definições de treminhão 

  • O “Romeu e Julieta” é um caminhão que traciona reboque; 
  • O “Bitrem”, um veículo tracionando dois semirreboques, engatados entre si por meio de uma segunda quinta-roda; 
  • Já o “Tritrem” é um veículo tracionando três semirreboques engatados por meio duas quintas-rodas; 
  • E o “Rodotrem” é um veículo tracionando dois semirreboques acoplados por meio de um dolly intermediário. 

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários! 

Veja também no Portal do Trânsito: 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *