Detran/SP convoca proprietários de 2 mil veículos custodiados em pátios para retirada
Edital de notificação para retirada de motos e automóveis em pátios de Itapecerica da Serra e Juquitiba foi publicado na última sexta-feira (24).
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), avança com o processo de retomada dos leilões de veículos. Na última sexta-feira (24), houve a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) de mais um edital de notificação para a retirada de motos e automóveis em pátios de Itapecerica da Serra e Juquitiba.
Em Itapecerica, há 2.072 unidades disponíveis e em Juquitiba, 67, num total de 2.139. O documento é dirigido a proprietários e outras partes diretamente interessadas nos veículos, que ficarão inteiramente à disposição por dez dias, ao fim dos quais serão incluídos para leilão (entenda melhor abaixo).
No DOE, é possível conferir a lista completa dos veículos que estão no pátio do Detran/SP aptos para retirada. Nele constam placa, número do chassi, marca e modelo.
Além dos proprietários, podem requisitar veículos os agentes financeiros, arrendatários, entidades credoras ou aqueles que se sub-roguem nos direitos aos carros e motos custodiados.
No dia 17/05, o Detran-SP já havia publicado um edital de notificação para a retirada de 900 veículos em Botucatu. Esse foi o primeiro desde a retomada do processo de leilões, paralisado para uma revisão geral em setembro de 2023. O objetivo foi dar maior transparência e lisura nas licitações. A previsão é que a publicação dos editais de leilão ocorra em julho. No total, as três cidades mencionadas contam com 3.039 unidades aptas para retirada antes de ir a leilão.
“Por conta da revisão geral do processo dos leilões, todos os leiloeiros, mesmo aqueles que já atuam junto ao Detran-SP há anos, têm de apresentar ou reapresentar toda a documentação necessária para participar dos novos eventos”, diz Ícaro Eustachio, diretor de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran-SP.
De acordo com a Resolução 623/16, do Contran, para reaver um veículo é preciso antes quitar os débitos que ele possa ter. Ou seja, inclusive o valor da sua estadia no pátio – e regularizá-lo.