Notícias

Instrutor e CFC

Nova lei de trânsito e a formação de condutores: como será a atualização das provas do Detran 

Nova lei de trânsito e a formação de condutores: como será a atualização das provas do Detran
Foto: Divulgação Detran/ES.

.A nova lei de trânsito afeta, em partes, o processo de formação de condutores. Veja como será a atualização do banco de questões dos Detrans.

Exame teórico
Foto: Divulgação Detran/ES.

Lei 14.071/20 que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e define novas regras de trânsito no país, entrará em vigor a partir de 12 de abril. Como já abordamos em diversas matérias aqui no Portal do Trânsito, poucos tópicos afetam diretamente o processo de formação de condutores. Alguns, porém, podem impactar indiretamente a primeira habilitação.

Nesta reportagem, trataremos especificamente de um tema que tem preocupado muito os instrutores de trânsito e os alunos que estão tirando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH): a atualização do banco de questões dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).

Se você está interessado em saber o antes e depois das principais mudanças, clique aqui.

De acordo com Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal do Trânsito, há uma influência direta do que é cobrado nas provas sobre o que é ensinado nas aulas teóricas do curso de formação de condutores. Por esse motivo, é extremamente importante a rápida atualização do banco de questões, neste momento de mudança de legislação.

“O pior aspecto deste mecanismo é a má influência que provas ruins causam nas aulas. Um banco de questões desatualizado rouba tempo e energia dos instrutores que acabam tendo que trocar o foco do que é importante, pelo preparo para que seus alunos não se saiam mal na prova. Nessa toada, o propósito de formar um bom condutor para o trânsito acaba ficando em segundo lugar, e sujeito diretamente ao que cai em prova. Uma lástima”, avalia.

Para Mariano, as revisões dos bancos de questões dos Detrans também são também excelentes oportunidades para uma análise mais ampla, que contemple não somente as questões afetadas pela nova legislação, mas também aquelas que deveriam ser retiradas das provas, por serem irrelevantes ou incoerentes em relação ao que é realmente importante e necessário que um condutor tenha conhecimento.

Ciente da importância desse fator, o Portal do Trânsito questionou os Detrans do país sobre como está a preparação para essa atualização, uma vez que a lei entra em vigor em 12 de abril de 2021.

Nem todos responderam, mas conseguimos o posicionamento de alguns dos principais órgãos de trânsito. Veja!

São Paulo

O Detran/SP informou ao Portal do Trânsito que cumpre rigorosamente a legislação e segue as resoluções do Contran. “Isso inclui alterar as questões de seu acervo, adequando-as às novas determinações do órgão”, explicou.

Minas Gerais

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) afirmou que já está adotando as medidas necessárias para adequação à Lei 14.071/2020. De acordo com o órgão, em breve, a equipe do Detran/MG finalizará a atualização do banco de questões da prova de legislação, em conformidade com a nova lei.

Rio de Janeiro

O Detran/RJ respondeu que está se adequando para implementar, a partir do dia 12 de abril, as modificações do CTB, de acordo com a Lei 14071/20.

“A atualização do banco de questões é uma das medidas que serão adotadas”, comunicou o órgão.

Distrito Federal

De acordo com o Detran/DF, a equipe pedagógica da Escola Pública de Trânsito do Detran/DF está procedendo a atualização do banco de questões a serem aplicadas na avaliação dos candidatos à obtenção de CNH, com o enquadramento da Lei  nº 14071/20 em sua regulamentação.

Paraná

Já o órgão executivo de trânsito do Paraná explicou que as questões aplicadas são atualizadas constantemente, sem a necessidade de atualização de lei.

Rio Grande do Sul

O Detran/RS informou ao Portal do Trânsito que no dia 12 de abril irá inativar todas as questões afetadas pela nova legislação.

 “Na medida do possível, atualizaremos gradativamente as perguntas”, afirmou o órgão.

Pernambuco

O Detran/PE também relatou que está preparado para atualizar suas questões, assim que a lei entrar em vigor.

Bahia

Na Bahia, o Departamento informou que  já está em processo de atualização do banco de questões. Não só com o objetivo de atender a Lei 14071/20, mas também à Resolução 789/20, acerca da prova eletrônica para motoristas profissionais. O processo deve ser concluído antes de 12 de abril.

“Com esta atualização, o banco vai passar das atuais 902 para mais de 1800 questões”, complementou o Detran/BA.

Amazonas

Conforme nota enviada ao Portal do Trânsito, o Detran/AM afirmou que está em processo de atualização do banco de questões para se adequar à Lei 14071/20 que entrará  em vigor a partir do dia 12 de abril.

Alagoas

Segundo o Detran/AL, a equipe técnica da autarquia está estudando as mudanças que entrarão em vigor, para se adaptar e estar de acordo com a legislação de trânsito vigente.

Como são as provas

Por questões operacionais e logísticas, dado o grande número de interessados em obter a CNH, as provas relativas ao conhecimento teórico exigido dos candidatos são realizadas no formato “múltipla escolha”. Este padrão permite correções em lote, automatizadas.

Para Mariano, o formato questões de múltipla escolha não é o ideal porque limita muito a necessária verificação do conhecimento.

“Aspectos importantíssimos da capacidade do aluno aplicar os conhecimentos adquiridos no seu novo papel, de condutor no trânsito, simplesmente deixam de ser avaliados. Ou pior: questões mal elaboradas, aplicadas no processo de avaliação, resultam em um diagnóstico pouco confiável da real capacidade do aluno”, garante o especialista.

Mesmo assim, segundo Mariano, é possível elaborar boas questões de múltipla escolha e garantir uma confiabilidade mínima na capacidade demonstrada pelo candidato a primeira habilitação em seu exame teórico. 

Veja também:

Coordenador do Denatran diz que aula teórica remota pode permanecer mesmo após a pandemia 


Artigos Recomendados Para Você

14 Comentários

  1. Nilton A. Borges

    Bom dia ..
    Parabéns ao Celso Mariano e sua equipe por essa reportagem a respeito dos Detrans..
    Realmente é uma questão preocupante , mas já deu uma luz que eles irão rever as provas..
    Um forte abraço a todos e continuo diariamente lendo as novidades as quais este Portal me direciona.
    Muito obrigado.

    1. Mariana Czerwonka

      Nilton

      Agradecemos pelo feedback!

      Equipe Portal

  2. André

    Bom dia, me chamo André C. Camargo, e também sou instrutor de trânsito no interior de SP. Quanto a essa atualização digo que haverá muito problema devido a avaliação a ser aplicada aos alunos perante à pandemia e todos as fases de permissão e proibição das aulas. Há 6 anos ministro aulas teóricas e faço com que os alunos participem 100% da aula folheando e estudando a apostila e testes do portal. Porém, até hoje ouço alunos dizerem que fizeram o curso teórico em outros cfcs e nem mesmo abriram a apostila, que ficavam contando piadas, histórias, e depois na aula prática então, nem se fala. Muitos instrutores não sabem nem p eles e estão ensinando e formando na maioria das vezes péssimos condutores.
    Fico satisfeito pelo índice de satisfação de meus alunos tanto em teórico quanto no prático, onde busco 100% da qualidade no ensino. E quanto a atualização do sistema, vai dar problema pelo simples fato de eatar em aplicando um péssimo ensino e não passando as informações atualizadas. Passei para ultimas turmas tanto a resolução anterior quanto a nova, por isso estou tranquilo, meus alunos estão prontos p encontrar qualquer tipo de avaliação que venha pela frente!!!
    E por favor, Contran, Denatran e Detran, parem de fazer besteiras, tenham pessoas qualificadas e que saibam o que fazer, não pessoas que nem habilitação tem e criam normas para condutores seguir. Mais uma coisa, multas aplicadas por excesso de peso a caminhões, deveriam ser aplicadas para o embarcador. Mas a multa fica no documento do caminhão deve ir ao CNPJ do embarcador, por isso eles não pagam a multa e acaba tendo que ser paga pelo proprietário do veículo. Detrans não sabem o que fazer, e principalmente multas que lançam no sistema após 3 anos RENAINF . Sistema cheio de falhas que deveriam cancelar automaticamente, mas… ninguém sabe o que fazer, ai o proprietário tem que pagar p poder transferir o veículo, ou seja, criaram uma norma, e não há como fiscalizar e resolver o problema. Incompetência!!!!

  3. Eduardo

    E como ficará para quem fez as aulas teóricas, porém não conseguiu fazer a prova? (por conta da fase vermelha) pois foram ensinadas as Leias atuais e não as que estão por vir .. será muita sacanagem alterar sem verificação prévia ..

  4. William Lazarini Ramos

    Parabéns!
    Excelente abordagem.
    É satisfatório saber que profissionais como vocês passam este conteúdo atualizado e de altíssima qualidade.

  5. Edson da Silva Ferreira

    Bom dia meu nome e Edson eu já fiz todo processo pra tirar a primeira habilitação e passei estou aguardando o Detran aqui de salvador desde do dia 26 de fevereiro foi quando eu fiz a prova do Detran e passei mais a minha CNH até hoje não foi liberada o que devo fazer porque eu vou pro trabalho de veículo e estou com medo de blitz o que de bom fazer se eu for parado.

  6. Tiago Santos

    O ruim e pra quem já fez todo o processo da habilitação e tá só esperando o exame prático que não sabe nem quando vai fazer o exame

  7. CNH suspensa: veja como estudar para a prova de reciclagem do Detran! - Portal do Trânsito

    […] Celso Mariano – Aqui não tem mágica: é preciso estudar de verdade, pois não há outra solução para obter a aprovação. […]

  8. Fernanda Fragnan

    Entre muitas questões devem serem avaliadas, o avaliador, ficar conversando, parando no momento q a pessoa está fazendo a aula, isso prejudica.
    Afogar, Poiss sabemos q a experiência vai ser no trânsito.

  9. Live 30/03 – Você no Trânsito: nova lei de trânsito e reciclagem, transição de pontos e entrega da CNH suspensa - Portal do Trânsito

    […] já julgado com punição de 30 dias. Tendo que fazer a reciclagem. Neste caso se eu aguardar a nova lei vou estar livre da […]

  10. Camila

    Como vai ser para as pessoas que já fizeram as aulas come as regras antigas e estão aguardando a prova? Terminei minhas aulas em fevereiro, o dia da minha prova a cidade entrou em onda roxa e cancelaram todas as provas, e agora ??

  11. Nilvia Barreto de Queiroz

    Pois e, pra que existe a JARI mesmo,?
    Minha carta foi caçada, não por multas que eu tenha cometido.
    Fiquei por 3 anos tentando me defender e 5 anos sem saber o que fazer.
    Hoje estou fazendo tudo novamente pra tentar ter a minha habilitação.
    Pergunto:
    Será que alguém do órgão competente abriu minha pasta e leu minhas declarações?
    As multas foram todas distantes quase 200 km de distância de onde moro e trabalho…
    Qualquer pessoa que tivesse passado o olho nos laudos e documentos teria visto isso.
    Então…esse tempo todo caçada e gastando o que não tenho, fora o nervoso…
    Ajuda aí.

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']