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Indenizações do Dpvat “explodem” em 5 anos


O seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) é um direito de qualquer cidadão vitimado por acidentes causados por veículos automotores. Os números de indenizações do seguro aumentou cinco vezes nos últimos cinco anos em todo País.


O seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) é um direito de qualquer cidadão vitimado por acidentes causados por veículos automotores. Os números de indenizações do seguro aumentou cinco vezes nos últimos cinco anos em todo País.

Melhorias ainda não incluíram a formação dos condutores


A falha humana é uma das causas de acidentes. A formação de condutores tem falhas e compete ao poder público agir com mais eficácia e eficiência para corrigir as falhas na cultura de condução de veículos.


A falha humana é uma das causas de acidentes. A formação de condutores tem falhas e compete ao poder público agir com mais eficácia e eficiência para corrigir as falhas na cultura de condução de veículos.

Governo culpa velocidade; polícia aponta traçado ruim


O órgão pretende investir ainda outros R$ 2,6 bilhões em sinalização, controle de velocidade e peso nas rodovias. Também estão sendo realizadas intervenções nos chamados “pontos concentradores de acidentes” trechos de estradas em que as ocorrências superam muito a média do restante da via, e investimentos em sinalização e sistemas de controle de velocidade de veículos.


O órgão pretende investir ainda outros R$ 2,6 bilhões em sinalização, controle de velocidade e peso nas rodovias. Também estão sendo realizadas intervenções nos chamados “pontos concentradores de acidentes” trechos de estradas em que as ocorrências superam muito a média do restante da via, e investimentos em sinalização e sistemas de controle de velocidade de veículos.

Rodovias federais batem novo recorde de mortes


A variação das mortes é quase o dobro do aumento registrado no fluxo de veículos nas principais estradas do país, calculado em 7,9% pelo Índice ABCR (da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) e da consultoria Tendências.


A variação das mortes é quase o dobro do aumento registrado no fluxo de veículos nas principais estradas do país, calculado em 7,9% pelo Índice ABCR (da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) e da consultoria Tendências.

Trânsito no Brasil mata 13 vezes mais do que em países ricos


Uma pesquisa feita pelo Núcleo de Estudos de Segurança do Trânsito (Nest) da USP de São Carlos, em São Paulo, mostra que o risco de morrer em um acidente de trânsito no Brasil chega a ser até 13 vezes maior do que nos países desenvolvidos como a Suécia.


Uma pesquisa feita pelo Núcleo de Estudos de Segurança do Trânsito (Nest) da USP de São Carlos, em São Paulo, mostra que o risco de morrer em um acidente de trânsito no Brasil chega a ser até 13 vezes maior do que nos países desenvolvidos como a Suécia.

65% da população usa transporte público nas capitais


Um estudo divulgado nesta quarta-feira (4/5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que 65% da população das capitais usam transporte público para se deslocar. Esse percentual cai para 36% nas cidades que não são capitais.


Um estudo divulgado nesta quarta-feira (4/5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que 65% da população das capitais usam transporte público para se deslocar. Esse percentual cai para 36% nas cidades que não são capitais.

43% dos motoristas enfrentam congestionamento todo dia


Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgada nesta quarta-feira (4) aponta que quase metade dos motoristas brasileiros (cerca de 43,5%) dizem que enfrentam diariamente congestionamentos no país. Quando a mesma pergunta é feita para os passageiros de transporte público coletivo e aos motociclistas, a porcentagem dos que responderam que enfrentam trânsito intenso todos os dias cai para 35,06% e 28,07%, respectivamente.


Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgada nesta quarta-feira (4) aponta que quase metade dos motoristas brasileiros (cerca de 43,5%) dizem que enfrentam diariamente congestionamentos no país. Quando a mesma pergunta é feita para os passageiros de transporte público coletivo e aos motociclistas, a porcentagem dos que responderam que enfrentam trânsito intenso todos os dias cai para 35,06% e 28,07%, respectivamente.

Velocidade é fator determinante de um meio de tranporte adequado


A maioria da população brasileira considera a rapidez a característica mais importante para um bom meio de transporte, de acordo com pesquisa divulgada na manhã desta quarta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Chamado de Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) – Mobilidade Urbana, o levantamento mostra que quem se desloca a pé, de bicicleta, carro, moto ou transporte público avalia a velocidade como fator determinante de um meio de transporte adequado.


A maioria da população brasileira considera a rapidez a característica mais importante para um bom meio de transporte, de acordo com pesquisa divulgada na manhã desta quarta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Chamado de Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) – Mobilidade Urbana, o levantamento mostra que quem se desloca a pé, de bicicleta, carro, moto ou transporte público avalia a velocidade como fator determinante de um meio de transporte adequado.

Senador sugere recursos de multas para acidentados


O senador Paulo Davim apresentou projeto de lei, no Senado, que estabelece um percentual de 15% dos valores das multas de trânsito para serem destinados ao Fundo Nacional de Saúde (FNS), de modo a serem utilizados no atendimento às vítimas de acidentes de trânsito, urbano ou rodoviário.


O senador Paulo Davim apresentou projeto de lei, no Senado, que estabelece um percentual de 15% dos valores das multas de trânsito para serem destinados ao Fundo Nacional de Saúde (FNS), de modo a serem utilizados no atendimento às vítimas de acidentes de trânsito, urbano ou rodoviário.

Contran adia para 2012 lei que obriga rastreadores em veículos novos


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou para 15 de agosto de 2012 a obrigatoriedade da instalação de equipamento antifurto em todos os automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, ciclomotores, motocicletas (de qualquer cilindradada), triciclos, quadriciclos, tratores, reboques e semi-reboques novos nacionais e importados. Os carros e motos começam a ser equipados obrigatoriamente a partir do dia 15 de janeiro do ano que vem. A medida era para ter entrado em vigor nesta segunda-feira.


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou para 15 de agosto de 2012 a obrigatoriedade da instalação de equipamento antifurto em todos os automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, ciclomotores, motocicletas (de qualquer cilindradada), triciclos, quadriciclos, tratores, reboques e semi-reboques novos nacionais e importados. Os carros e motos começam a ser equipados obrigatoriamente a partir do dia 15 de janeiro do ano que vem. A medida era para ter entrado em vigor nesta segunda-feira.