Trending News

Notícias

CFC de sucesso

Covid-19: como os CFCs podem enfrentar esse desafio 

Covid-19: como os CFCs podem enfrentar esse desafio
Foto: Arquivo Tecnodata.

A situação está complicada para todos, mas está especialmente difícil para os Centros de Formação de Condutores (CFCs) ou Autoescolas.

Mudança de categoria de habilitação
Foto: Arquivo Tecnodata.

Certamente estamos vivendo o momento mais desafiador para os profissionais da área de educação para o trânsito, desde o início do século XX, quando o processo de habilitação de condutores no Brasil dava os primeiros passos. Em março desse ano, uma pandemia causada pelo novo coronavírus mudou todo o cenário mundial. Nada é mais como conhecíamos.

Está difícil para todos os players do sistema, dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) aos fornecedores de materiais didáticos. Mas está especialmente difícil para os Centros de Formação de Condutores (CFCs) ou Autoescolas.

Tanto os proprietários quanto os diretores e instrutores de trânsito estão frente a um desafio complexo: Resoluções sendo publicadas, projetos de lei sendo aprovados e, por conta da Covid19, todas as rotinas de atividades prejudicadas.

Isso significa ter que fazer um grande esforço para, ao mesmo tempo que lida com a sobrevivência econômica, ainda ter que se dedicar aos estudos para se manter atualizado.

O Portal do Trânsito e a equipe de conteúdo da Tecnodata Educacional têm feito um esforço conjunto para selecionar assuntos e produzir conteúdos que possam dar uma luz e apontar um caminho para os profissionais da área.

Você encontra nos artigos, posts e LIVEs do Portal do Trânsito muitas informações acerca das novidades, desde as modificações na legislação até a polêmica aula remota.

Se você ainda não leu ou assistiu, eis aqui uma lista de publicações recomendadas:

PL que aumenta a validade da CNH para 10 anos, entre outros pontos, é aprovado pela Câmara 

Fim das aulas noturnas? Veja o que muda com a aprovação do PL 3267/19 

Aulas teóricas presencias: como se prevenir do coronavírus 

Publicada consolidação das Resoluções que definem a formação de condutores: veja o que mudou

Raul Vicentini, do Detran/SP, fala sobre a retomada dos serviços pelo órgão

Covid-19: orientações ao instrutor sobre o desafio da aula remota 

Como funcionam as aulas remotas permitidas pelo Contran durante a pandemia?

Entenda as diferenças entre curso EAD e a aula teórica remota liberada pelo Contran

Para Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor da Tecnodata, apesar do momento ainda ser de incertezas, a expectativa é que em breve a situação se estabilize.

“Ninguém sabe exatamente o que o futuro nos reserva e os impactos que ainda sofreremos em função da pandemia. Mas é certo que em algum momento as coisas começarão a voltar ao normal e, aqueles profissionais que estão acompanhando as mudanças, terão melhores chances de se darem bem na atividade, como quer que ela venha a se configurar. O futuro da educação para o trânsito no Brasil ainda não tem um formato definido, mas com certeza exigirá dos profissionais competência em duas grandes áreas: a educação e o trânsito. Então aqui vai um conselho para os profissionais da área controle a ansiedade e estude”, orienta.

Bom trabalho!

Notícias Relacionadas

9 Comentários

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *