Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de julho de 2024

Detran/PR inaugura minicidade voltada à educação no trânsito para crianças


Por Agência de Notícias Publicado 16/04/2022 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h12
Ouvir: 00:00

Minicidade, em Curitiba, simula espaços de trânsito de uma cidade. No local, as crianças aprendem na prática como funciona o dia a dia no trânsito, para saberem desde cedo os direitos e deveres de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

Uma minicidade onde as crianças aprendem na prática como funciona o dia a dia no trânsito para saberem desde cedo os direitos e deveres de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. Este é o Detranzinho, espaço inaugurado na semana passada, em Curitiba, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para oferecer ao público infantil atividades de educação para o trânsito. O projeto iniciará na Capital, mas outras cidades também o receberão.

“De forma prática e lúdica, as crianças entendem como funciona o dia a dia de uma cidade e todas as questões de trânsito. É um processo educacional para criar, desde a infância, uma cultura de paz no trânsito”, afirmou Ratinho Junior.

“O Brasil, infelizmente, é um dos países onde mais morrem pessoas em acidentes de trânsito, por isso queremos criar uma consciência coletiva desde cedo, para que as crianças se tornem, quando adultas, motoristas responsáveis”.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) investiu R$ 886 mil na estrutura, que ocupa uma área de 5 mil metros quadrados, no terreno que abrigava o pátio de veículos do órgão.

O local simula, em uma escala menor, as áreas de trânsito de uma cidade, com vias, calçadas e sinalização.

Conforme o órgão, a minicidade tem as quadras delimitadas por meio-fio, pistas de rolamento com sinalização vertical e horizontal, com vias de sentido único e duplo de circulação. Além disso, vias preferenciais e binários, travessia elevada, lombada, ciclovia e rotatória. O espaço tem também guarita e estacionamento interno para ônibus, com acesso prioritário e acessível.

No local há, ainda, bicicletas e mini veículos elétricos, uma doação da Renault, que podem ser abastecidos em pequenos eletropostos, instalados no local pela Copel. Nesse sentido, as crianças utilizarão os veículos como parte das atividades de aprendizagem.

“Essa minicidade é um avanço às ações educativas do Detran, não tínhamos um espaço adequado para isso antes. Em um primeiro momento, as crianças recebem instruções teóricas e um material didático com orientações sobre sinalização e itens de segurança. E depois aplicam o conhecimento na prática, conduzindo os carrinhos elétricos”, explicou o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita. “É uma forma de aplicar a segurança no trânsito desde cedo. As crianças aprendem aqui e passam a fiscalizar os pais no dia a dia”.

Educação no trânsito

As atividades de educação de trânsito serão oferecidas a estudantes do ensino fundamental de Curitiba e Região Metropolitana e a grupos de crianças, conforme agendamento. Elas duram em torno de uma hora e são um oferecimento do Detran/PR com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar do Paraná.

O comandante do BPTran, tenente-coronel Fernando Klemps, explicou que o batalhão vai usar da ludicidade para orientar as crianças sobre, por exemplo, sinalização. Além disso, limites de velocidade e a responsabilidade de cada pessoa nas vias. “Ensinando os nossos futuros condutores, teremos um trânsito melhor e mais seguro no futuro”, disse.

“Queremos mudar uma cultura, começando pelas crianças. Em outras palavras, elas são os principais fiscais de seus pais no trânsito”, afirmou o diretor de Gestão de Pessoas do Detran/PR, Luiz Fernando Lima.

“Com elas recebendo desde cedo toda a orientação, sabendo o que é fiscalização, bem como segurança no trânsito, teremos uma nova geração mais responsável. E isso derrubará as estatísticas de acidentes no futuro”.

As formações no Detranzinho devem começar em duas semanas. As escolas que já são parceiras do Detran/PR nas ações de educação para o trânsito, por exemplo, serão as primeiras participantes. Na sequência, será aberta para a participação das demais. A minicidade fica na Avenida Victor Ferreira do Amaral, número 3.057, no bairro Tarumã, em Curitiba.

Outros municípios

Além de Curitiba, existem mais dois projetos no mesmo padrão, para áreas de 800 metros quadrados e 1.300 metros quadrados, que foram desenvolvidos para serem implantados em outras cidades do Estado.

Outros 14 municípios já demonstraram interesse no projeto. São eles: Toledo, Medianeira, Nova Aurora e Umuarama o Detranzinho deve ser construído nas áreas das Ciretrans desses municípios. Em Campo Mourão, Goioerê, Itaipulândia, Wenceslau Braz, Guaratuba, Carlópolis, Guarapuava, bem como Assis Chateaubriand, Cianorte e Quedas do Iguaçu estão sendo estudados e analisados terrenos para viabilizar a construção.

As informações são da Agência Estadual de Notícias

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *