Qualquer quantidade de álcool ameaça a segurança ao volante
O álcool é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidentes de trânsito. Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros brasileiros ingeriram bebida alcoólica.
A coordenadora da área de técnica de vigilância e prevenção de violências e acidentes do Ministério da Saúde, Marta Silva, alerta que, qualquer quantidade de álcool já ameaça a segurança ao volante.” Toda bebida causa alguma uma interação, o que gera interferência dependendo do peso. A prevenção é universal, ou seja, independente da quantidade, do tipo de bebida, se bebeu não dirija. ‘Essa de só foi uma tacinha, uma latinha’, não vale. Estamos falando de vida, de prevenção e a recomendação é não dirigir depois de beber”.
O estudante de 27 anos, Jonatan Rodrigues, sabe bem o que pode acontecer com quem bebe antes de dirigir, mesmo em pequena quantidade “Nunca pensamos que o acidente vai acontecer com a gente. Fui na intenção só de beber alguns chopes. O álcool influenciou no acidente, porque eu dormi no volante. O carro capotou, estava sem cinto, bati a cabeça no volante, rasguei o nariz um pouco por dentro, o vidro do meu lado e da frente quebrou. Estou sem carro até hoje. Me arrependo de ter feito isso. Serve como lição com certeza, hoje em dia eu penso duas vezes ou vou de táxi. Se eu que quero beber mesmo, vejo com algum amigo que não bebe”.
O Governo Federal em parceira com o Ministério da Saúde e o Ministério das Cidades lançou em 2010 o Projeto Vida no Trânsito, que promove a conscientização da população sobre a prevenção de acidentes no trânsito em todos os estados e municípios brasileiros. Para saber mais sobre o projeto, acesse: www.saude.gov.br
Com informações da Agência Saúde