Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Seguro para carro elétrico é mais caro do que o de carros movidos a combustão? 

O Portal do Trânsito traz os principais detalhes e informações de seguro para carro elétrico


Por Accio Comunicação Publicado 11/04/2024 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Brasília (DF), 14/06/2023 – Veículos elétricos e híbridos expostos no evento “Anfavea: Conduzindo o Futuro da Eletrificação no Brasil”. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O emplacamento de automóvel elétrico no Brasil, em 2023, registrou aumento considerável se comparado ao ano de 2022. A venda de veículos leves eletrificados (PHEV+BEV+HEV) cresceu em todas as regiões do país. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Porém, será que essa maior procura tem acarretado a variação de preço no seguro para carro elétrico? 

A Região Sudeste lidera o crescimento com +101%, seguido por Nordeste (+91%), Sul (+82%), Centro-oeste (+73%) e Norte (67%). Com isso, o seguro para automóveis elétricos se torna importante. 

Atualmente, as corretoras de seguro já vendem planos para quem possui carro elétrico. Porém, este não é um seguro exclusivo, pois não há diferença entre o valor praticado para um carro elétrico em relação a um automóvel movido a combustível na mesma faixa de preço. Tampouco existe seguro específico para carro híbrido.  

O que existe atualmente, por exemplo, são ofertas de serviços exclusivos para automóveis elétricos. Confira abaixo alguns deles: 

  • Cobertura de seguro para cabo de carregamento, em automóvel elétrico;  
  • Auxílio em caso de falta de carga em bateria;  
  • Oficinas são especialistas em automóveis elétricos;  
  • Locais que ofertam recarga gratuita;  
  • E, por fim, cobertura para wallbox (unidade de carregamento).  

Vale a pena ter seguro para carro elétrico?  

Brasília (DF), 14/06/2023 – Veículos elétricos e híbridos expostos no evento “Anfavea: Conduzindo o Futuro da Eletrificação no Brasil”. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Embora não haja diferença movida exclusivamente pelo fato de o carro ser ou não elétrico, é importante considerar que valor do seguro depende do preço do automóvel elétrico e de uma série de variáveis, e o valor anual do prêmio pode corresponder de 3 a 7% do valor do veículo. Para carros usados este percentual é maior.

O valor de um carro elétrico é, geralmente, um pouco mais alto quando comparado a um carro movido a combustão. Portanto, isso pode sim acabar acarretando em diferença. Além disso, são levados em conta também o perfil do condutor, estado civil, gênero, idade e local onde mora. 

As vantagens do carro elétrico é, sem dúvida, a emissão de até 68% menos carbono. Outras vantagens também são a manutenção de menor custo, economia a longo prazo e motor silencioso.  

Por fim, o proprietário deve pesquisar valores e serviços ofertados pelas empresas de seguro. Há uma variação com relação a oferta, valor e coberturas. 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *