Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Dicas para perder o medo da baliza


Por Agência de Conteúdo Publicado 01/04/2019 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h05
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Por Jeniffer Elaina,

da Smartia Seguros

BalizaA primeira dica é provavelmente a mais óbvia, mas também a mais importante. Lembre-se que ninguém nasceu sabendo. Foto: Divulgação.

Se tem uma coisa que preocupa motoristas novos ou até mesmo aqueles com algum tempo de carteira, mas pouca experiência, é a baliza. Essa é uma preocupação muito comum, mas também muito simples de ser resolvida.

Muitas vezes as pessoas se preocupam em bater nos carros que estão estacionados (o que em muitos casos, nem compensa acionar o seguro e você precisa desembolsar um dinheiro extra), em parar o trânsito, receber xingamentos, etc.

Se você sofre com esse problema e está em busca de algumas maneiras de resolvê-lo, saiba que este artigo foi criado especialmente para você. Aqui mostraremos as melhores e mais eficazes dicas para perder o medo da baliza. Acompanhe.

Conheça algumas importantes dicas para perder o medo da baliza
  1. Mantenha a calma

A primeira dica é provavelmente a mais óbvia, mas também a mais importante. Lembre-se que ninguém nasceu sabendo e é exatamente a prática que leva a perfeição. Não fique preocupado com medo de não conseguir de primeira ou mesmo de parar o trânsito enquanto faz sua baliza.

Pense que todo mundo passou por isso, então não há problema nenhum em sinalizar e levar um tempo, mesmo que maior do que o comum, para fazer uma baliza. Acredite: os outros motoristas vão entender.

  1. Não se preocupe em fazer uma baliza perfeita

A segunda dica e tão importante quanto a primeira é que você não precisa fazer uma baliza perfeita todos os dias. Sim, ela é necessária no teste para tirar a CNH, mas apenas lá.

Na rua, no dia a dia, a única preocupação que você precisa ter é que o carro esteja a uma distância máxima de 50 cm do meio fio. Do mais, o carro não precisa estar perfeitamente alinhado. Então, relaxe um pouco com o perfeccionismo.

  1. Leve o tempo que precisar

Você não precisa se preocupar em fazer uma baliza perfeita, muito menos em tempo recorde. Coloque a traseira do veículo na vaga e leve o tempo que for necessário para arrumar o carro.

Não precisa ter pressa, especialmente porque ao colocar a traseira do veículo na vaga você já liberará o trânsito. Então, mesmo que você tenha que arrumar o carro 20 vezes, faça isso, sem cobranças.

  1. Faça a baliza do jeito mais confortável para você

Se você prefere fazer a manobra apenas olhando nos espelhos, faça, mas se você sentir a necessidade de virar a cabeça para traz para ajeitar o carro, não se acanhe, faça também.

No teste de baliza, para tirar a carteira de motorista, isso não é permitido em alguns estados, mas na rua, depois de habilitado, isso não infringe nenhuma lei de trânsito.

  1. Comece treinando em vias menos movimentadas

A última e melhor dica para perder o medo da baliza é começar treinando em ruas menos movimentas, com um trânsito mais tranquilo. Assim você não se preocupará com a pressão de liberar a via logo para os demais carros, ou então com outras pessoas comentando o quanto você demora para fazer uma baliza.

Essas são as principais dicas para perder o medo da baliza. Se você se atentar a elas e manter a calma, certamente em pouco tempo estará fazendo balizas perfeitas de maneira rápida e fluída.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *