Consulta de Débitos do Veículo: saiba como fazer a consulta sem dificuldades
Diego Andrade –
Analista de Conteúdo
Todo motorista que não quer correr o risco de perder o seu carro deve saber como fazer a consulta de débitos do veículo regularmente. Isso é necessário porque podemos deixar passar algum compromisso e a situação se complicar desnecessariamente.
Por exemplo, podemos esquecer de pagar o IPVA de 2020. Ou, talvez, receber uma multa e esquecer de pagá-la. Aos poucos, os débitos podem se acumular, não quitamos e corremos o risco de ver o automóvel penhorado para lidar com a dívida.
Por isso, é importante saber como fazer a consulta de débitos do veículo, incluindo a consulta de débitos do IPVA 2020. Afinal, ele é um dos compromissos mais importantes e que mais acumula caso esqueçamos de pagar.
Pronto para saber como evitar esse tipo de situação? Então siga a leitura!
Como fazer a consulta de débitos do veículo sem dificuldades?
Você sabia que todo carro tem um documento que funciona como uma espécie de “RG do veículo”? Pois é, esse documento é o Renavam, o Registro Nacional de Veículo Automotores.
Cada automóvel tem um código único do Renavam, o que faz com que ele seja identificável de muitas formas, especialmente em relação a débitos ou multas a serem pagas.
Isso mesmo: os impostos atrasados, multas e outras coisas ficam atreladas ao carro. Assim, quem for o motorista do automóvel, mesmo que tenha comprado o veículo do antigo dono, terá de assumir os débitos ali listados.
Até por isso, se você pretende comprar automóveis usados, é importante saber como fazer essa consulta com base na sua unidade federativa.
Para fazer a consulta de débitos do veículo com base na UF, o mais indicado é usar a ferramenta Webdespachantes. Trata-se de uma plataforma online credenciada no Denatran que faz a consulta automática dos débitos usando a base de dados do Detran de cada estado.
Veja a seguir como utilizar a ferramenta!
Como utilizar a WebDespachantes para fazer a consulta de débitos do IPVA 2020?
Atualmente, a WebDespachantes está disponível em seis unidades federativas brasileiras (São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Paraíba), com planos de expansão para outros estados.
Com isso, a plataforma tem conexão direta e atualizada com a base de dados dos Detrans desses estados, de modo a poder consultar os débitos de cada veículo usando o código do Renavam que mencionamos anteriormente.
O procedimento é muito simples:
- Crie uma conta gratuita na Webdespachantes;
- Selecione o seu estado para a fazer a consulta do débito;
- Insira o RENAVAM do seu carro para consultá-lo diretamente da base de dados do Detran do seu estado;
- Todos os débitos aparecerão, incluindo o IPVA 2020, licenciamentos e multas;
- Se quiser quitá-los na hora, selecione o método de pagamento via cartão de crédito, para poder parcelar em até 12 vezes;
- Escolha um despachante para cuidar do documento;
- Selecione se vai receber o comprovante do pagamento e quitação do débito em casa ou vai buscar no despachante;
- Finalize o pagamento e receba a documentação.
É possível fazer a mesma consulta nos sites dos governos estaduais?
Pode ser que o seu estado não tenha ainda suporte da ferramenta do Webdespachantes. O que fazer nesse caso? É possível fazer a consulta de débitos do IPVA 2020 de outra forma?
Sim, é. Tanto o IPVA atrasado, quanto licenciamentos e multas deverão constar na base de dados do Detran do seu estado.
Nesse caso, basta entrar no site oficial da Secretaria de Fazenda do seu estado e procurar pela opção de consulta do débito do IPVA 2020.
Caso queira consultar outros débitos, pode utilizar o site do Detran do seu estado, já que a base de dados deverá estar lá.
No entanto, o mais adequado é usar o Webdespachantes caso tenha essa opção em seu estado. Uma das vantagens da plataforma é que ela oferece a oportunidade de pagar os débitos via cartão de crédito.
Essa é uma vantagem, aliás, que nem o próprio governo (que cobra os impostos e multas) oferece aos motoristas. Na prática, se você esqueceu de pagar o IPVA, não pode parcelar o pagamento e nem pode fazer o mesmo com licenciamentos e multas.
No entanto, a Webdespachantes permite fazer isso. Na prática, os despachantes da plataforma quitam o débito e recebem o pagamento no cartão de crédito do cliente. Depois, o motorista paga a fatura parcelada para a sua operadora.
Desse modo, fica muito mais fácil deixar com que todos os débitos atrasados fiquem quitados e tirar o nome do motorista da lista de dívidas ativas dos governos estaduais.
Afinal, assim que o montante devido é pago, a pessoa já tem o nome retirado dos cadastros de negativação e volta a usufruir de benefícios como poder alugar imóveis mais facilmente, ter linhas de crédito, pegar empréstimos, crediários e financiamentos.
E aí, aprendeu como fazer a consulta de débitos do veículo de maneira fácil e rápida? Agora é só colocar o conhecimento em prática e não sofrer mais com dívidas ligadas ao seu carro!