Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Exame toxicológico para motoristas poderá ser oferecido pelo SUS

É o que prevê o Projeto de Lei 271/2024 que começou a tramitar na Câmara dos Deputados.


Por Mariana Czerwonka Publicado 17/02/2024 às 08h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Exame toxicológico SUS
PL prevê que o SUS ofereça o exame toxicológico gratuitamente. Foto: frank11 para Depositphotos

Dispor sobre a realização do exame toxicológico pelo SUS de forma gratuita. Esse é o tema do Projeto de Lei 271/2024 que começou a tramitar na Câmara dos Deputados.

De autoria do deputado Felipe Saliba (PRD/MG), o PL pretende alterar tanto o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como o Decreto-Lei nº 5.452, de 01 de maio de 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho). Conforme o texto, o exame continuará ocorrendo nos laboratórios credenciados pelo órgão máximo executivo de trânsito da União, mas o Sistema Único de Saúde – SUS também deverá oferecê-lo.

Ainda de acordo com o PL, o SUS deverá garantir a realização do exame toxicológico no prazo máximo de 30 dias. Além disso, o projeto prevê que o empregador deverá arcar com os custos de realização do exame toxicológico quando se tratar de motorista profissional com vínculo de trabalho regido pela CLT.

Conforme o autor do PL, as alterações recentes da legislação impuseram um custo elevado a diversas categorias de condutores. Muitos passaram a ter de realizar o exame toxicológico com certa frequência. Para ele, os caminhoneiros e motoristas de ônibus, por exemplo, foram diretamente afetados.

“Ao tempo que a exigência de realizar o exame é importante para garantir a integridade de motoristas e passageiros que transitam nas estradas e rodovias do país, é justo que o SUS ofereça a realização do exame sem custo adicional aos motoristas”, justificou Saliba.

Exame toxicológico

O exame toxicológico é obrigatório para condutores com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D ou E, no momento da renovação. Além disso, para aqueles com menos de 70 anos deve-se fazer periodicamente, a cada dois anos e seis meses.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *