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Conheça a história dos carros oficiais da Presidência da República  

O Portal do Trânsito pesquisou e trouxe os principais carros utilizados pela Presidência da República, bem como a importância na história


Por Accio Comunicação Publicado 22/03/2024 às 13h00 Atualizado 28/03/2024 às 11h17
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Rolls-Royce da Presidência da República em exposição no Planalto
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

Você conhece a história da frota dos carros utilizados pela Presidência da República? Ela começa no início do século 20, em 1907, por meio de 13 automóveis enviados pela fabricante francesa Charron, Girardot & Voigt (C.G.V.).  

O automóvel possuía gasolina de 4 cilindros e 24 cavalos. Outro destaque dos modelos utilizados pela Presidência da República, na época, foi o Renault Type CB town Car.  

O primeiro automóvel a participar de uma cerimônia de posse foi o Packard, em 1922, pelo então presidente Artur da Silva Bernardes. Logo depois vieram os modelos KB Conversível e Cadillac Derham

Até que, em 1952, encomendado pelo presidente Getúlio Vargas, chegou ao Brasil o modelo Rolls-Royce Silver Wraith. A utilização do modelo aconteceu em cerimônias de posse da Presidência da República, ou em datas comemorativas. Por exemplo, o 7 de setembro – data da Independência do Brasil.  

Solenidades. Homenagens
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Deste modelo, duas unidades vieram da Inglaterra. Diversas autoridades políticas e chefes de estado já estiveram neste automóvel, como a Rainha Elisabeth II, o presidente da França Charles de Gaulle, o astronauta Yuri Gagarin e a Miss Universo 1963 Ieda Maria Vargas.  

Já na década de 1960, a Presidência da República escolheu o modelo Willys Itamaraty Executivo como automóvel oficial.  

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Rainha Elisabeth II, em sua visita ao Brasil. Foto: Arquivo Nacional.

Carros nacionais oficiais  

Nas décadas seguintes, alguns modelos nacionais se tornaram carros oficiais da Presidência da República. Em primeiro lugar, dois modelos nacionais da Ford foram escolhidos: o Landau e o Galaxie. Os carros tinham câmbio automático de 3 velocidades e comandos internos nos retrovisores.  

Em contrapartida, outros modelos mais modernos vieram na sequência, como o Ford Lincoln Town Car, o Chevrolet Opala Diplomata, o Chevrolet Omega, o Ford Edge e o Ford Fusion.  

Por fim, em janeiro de 2024, a Presidência da República recebeu o modelo BYD Tan, um carro 100% elétrico, para ser utilizado durante 1 ano em forma de comodato. O automóvel conta com dois motores elétricos, bateria de 86,4 kWh e autonomia de 309 km.  

E aí, gostou da história dos carros oficiais da Presidência da República? Conte para nós!  

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