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26 de julho de 2024

Você sabe por que existem os quebra-molas? 

A principal função das lombadas é reduzir a velocidade de veículos em ruas e rodovias. Mas afinal, quem as inventou? Confira! 


Por Accio Comunicação Publicado 07/12/2023 às 13h30
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Aqui no Brasil, os quebra-molas, (popularmente conhecidos também como lombadas), são regulamentados pela Resolução n.º 973/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Além disso, há lombadas instaladas pelo mundo inteiro e o principal objetivo desse recurso é reduzir a velocidade dos veículos nas ruas e rodovias

Entretanto, a instalação de lombadas é exclusiva às autoridades de trânsito, sendo proibido e ilegal colocar lombadas em vias, sem autorização. 

Qual a origem dos quebra-molas? 

De acordo com historiadores, a origem do quebra-molas acontece nos Estados Unidos (EUA).  

lombada_curitiba
Lombada instalada em Curitiba, no Paraná. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O quebra-molas só começou a aparecer pelas ruas e rodovias brasileiras por volta de 1980. De acordo com registros oficiais, a instalação da primeira lombada do Brasil aconteceu em Curitiba (PR)! 

Além disso, a primeira lombada eletrônica do Brasil também foi instalada em Curitiba em 20 de agosto de 1992. 

O que são lombadas eletrônicas? 

Foto interior de carro moderno com motorista mão no volante e noventa km no velocímetro. conceito de condução segura.
Foto: Freepik.

As lombadas eletrônicas visam reduzir a velocidade do tráfego em determinados trechos da estrada. 

Elas operam de forma similar a dos radares. Ou seja, as lombadas eletrônicas medem a velocidade do veículo por meio de um campo magnético emitido entre os laços do pavimento, que contêm os transmissores e receptores da lombada. 

Sabia desses fatos sobre as lombadas? E como você chama os quebra-molas na sua região? Compartilha aqui com a gente! 

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2 comentários

  • Vladimir Colli
    07/12/2023 às 16:02

    Me lembro que em Goiãnia existia as ‘tartarugas’ já em 1970.

  • Francisco de Assis Temperini
    05/07/2024 às 15:38

    As lombadas edificadas em todo território nacional, 90% não seguem o padrão “ exigido” pelo órgão competente, e não são mantidas para uma boa vizualizações principalmente no período noturno .

    Aliás, elas , as lombadas nem deveriam existir ; a final há lei para punir os maus motoristas e não penalizar a todos com barreiras que causam prejuízo aos proprietários dos veículos com desgastes prematuro de suspeição e pneus bem como maior consumo de combustível .

    Existem ainda as lombadas edificadas politicamente ( para agradar amigos) trazendo ainda maior transtorno .

    Na verdade o poder púbico DEVERIA indenizar os proprietários de veículos que se sentissem prejudicados com as edificações das lombadas, principalmente aqueles do tipo quebra molas, onde o motorista se vê até obrigado a parar o veículo para seguir seu caminho.

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