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Por que os carros elétricos são mais baratos que os movidos à combustão?

Você sabe o motivo dos preços dos carros elétricos serem mais baixos se comparados aos movidos à combustão? O Portal traz uma lista das principais razões.


Por Mariana Czerwonka Publicado 22/03/2024 às 15h00
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Carros elétricos mais baratos
As montadoras que oferecem carros elétricos têm mostrado bastante agressividade nas propostas de venda para o consumidor final para torna-los mais baratos. Foto: Franc-o para Depositphotos

As montadoras que oferecem veículos exclusivamente dotados de motor elétrico têm mostrado bastante agressividade nas propostas de venda para o consumidor final. Além de preços competitivos, são oferecidos benefícios como pagamento de impostos e descontos ou até mesmo isenção em manutenções periódicas. E você sabe o motivo dos carros elétricos serem mais baratos se comparados aos movidos à combustão? O Portal traz uma lista das principais razões.

Redução dos custos de manutenção

Os carros elétricos têm menos peças móveis em comparação com os veículos à combustão interna, o que resulta em menos desgaste e menos necessidade de manutenção. Eles não têm sistemas complexos de escapamento, transmissões complicadas ou motores que requerem lubrificação regular. Portanto, os proprietários de carros elétricos economizam em custos de manutenção, como troca de óleo, filtros e sistemas de exaustão.

Custos operacionais mais baixos

Os carros elétricos são mais eficientes do que os movidos a combustão. Eles convertem uma porcentagem maior de energia armazenada em eletricidade para energia mecânica utilizável, o que resulta em custos operacionais mais baixos. Além disso, o custo da eletricidade costuma ser mais estável do que o preço da gasolina, por exemplo, o que pode levar a economias adicionais a longo prazo.

Incentivos governamentais

Muitos governos estão oferecendo incentivos financeiros para a compra de veículos elétricos, como descontos no preço de compra, isenções fiscais e subsídios para instalação de estações de carregamento em casa. Esses incentivos podem reduzir significativamente o custo inicial de aquisição de um carro elétrico, tornando-o mais acessível para os consumidores.

Redução dos custos de combustível

O custo para recarregar um carro elétrico é geralmente menor do que o custo de abastecer um veículo a gasolina ou diesel. Além disso, os proprietários de carros elétricos podem se beneficiar de tarifas de eletricidade com desconto durante os períodos de baixa demanda, como à noite, o que pode resultar em economias adicionais.

Tecnologia em evolução

Com o avanço da tecnologia de baterias e a produção em larga escala de carros elétricos, espera-se que os custos de fabricação diminuam significativamente. À medida que mais fabricantes entram no mercado e a concorrência aumente, os preços dos veículos elétricos tendem a cair.

Economia de escala

À medida que a demanda por carros elétricos aumenta e a produção em massa se torna mais comum, os custos de produção tendem a diminuir. Isso é especialmente verdadeiro para as baterias, que historicamente têm sido uma das partes mais caras dos carros elétricos. Com o aumento da produção e avanços na tecnologia de fabricação, espera-se que os preços das baterias diminuam significativamente, tornando os carros elétricos ainda mais acessíveis.

Nem tudo é positivo

Mesmo aparentemente se despontar como promissor, existem indícios de que o mercado de veículos elétricos deve enfrentar desafios num futuro próximo. Além de já aparecerem fatos que comprovam que um carro elétrico não é tão sustentável como parecia ser, algumas questões financeiras podem desacelerar esse movimento da eletromobilidade pura.

Nos Estados Unidos, que possui um mercado mais avançado em relação aos elétricos, uma notícia essa semana chamou a atenção. De acordo com reportagem do Wall Street Journal, a Fisker, uma startup de veículos elétricos, estaria se preparando para um pedido de falência. A empresa ficou conhecida por produzir SUVs elétricos assim como lança-los em um momento de redução da demanda por elétricos no mercado norte-americano. Além disso, apresentou outros problemas como a falta de qualidade no atendimento ao cliente, uma investigação regulatória sobre problemas de frenagem e uma avaliação muito negativa de um dos maiores avaliadores de tecnologia do mundo. 

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