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12 de dezembro de 2024

São Paulo: CET amplia medição do trânsito para todas as vias da cidade

Além dos dados gerais sobre os 20 mil km de vias existentes na capital, a CET também seguirá divulgando as informações de trânsito baseadas nos 868 km que eram monitorados antes da ampliação.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 06/03/2023 às 13h30
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Monitoramento de trânsito de São Paulo
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a sociedade vai poder acompanhar melhor a questão do trânsito, da lentidão e se organizar. Foto: Divulgação Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), começou a disponibilizar para a população, desde sexta-feira (3/3), as informações de lentidão referentes a todos os 20 mil km de ruas e avenidas da cidade. A iniciativa é realizada em parceria com o aplicativo de mobilidade Waze. Nesse sentido, para que a população em geral possa compreender melhor as informações, a CET também seguirá divulgando dados de trânsito baseados nos 868 km que eram monitorados antes da ampliação.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a sociedade vai poder acompanhar melhor a questão do trânsito, da lentidão e se organizar.

“A gente sai de 868 km monitorados para 20 mil km. Vai aumentar e muito as informações sobre vias com trânsito na cidade pois a base de dados também vai aumentar”, explicou.

Concurso público

Nunes também destacou que a Companhia de Engenharia de Tráfego pretende ampliar seu quadro de funcionários com a contratação de novos agentes. “A CET está lançando um chamamento para realização de um concurso para mais 254 funcionários”, garantiu.

Com informações sobre todas as ruas e avenidas da cidade, a CET deixa de trabalhar a divulgação de indicadores de congestionamento baseados em um recorte das principais vias e corredores para apresentar ao público os números absolutos de lentidão identificados em todas as ruas e avenidas da capital. Trata-se de uma ampliação da transparência e da qualidade do serviço prestado aos cidadãos, possível a partir de um termo de cooperação entre a empresa municipal e o aplicativo de mobilidade Waze.

“O trânsito não vai piorar a partir de hoje. O trânsito estava lá, mas a CET não tinha a informação. Agora nós vamos ter e vamos chegar mais rápido para atender as ocorrências”, apontou o secretário de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira.

Atualmente, a CET trabalha com a divulgação de dois indicadores de trânsito. O primeiro, chamado Monitrans, é feito desde a década de 80 mediante a observação das rotas operacionais, dos postos avançados de campo, viaturas, agentes e câmeras de monitoramento. Já, o segundo, conhecido como Lentidão CET-Waze, a CET adotou em meados de 2020. Foi quando a empresa passou a utilizar o acesso ao banco de dados do aplicativo de mobilidade, graças à parceria estabelecida em 2016. Ambos os indicadores são resultados de análises feitas sobre a situação do trânsito nos principais corredores e vias da cidade, perfazendo um total de 868 km de ruas e avenidas.

Dessa forma, não será possível comparar os índices que a CET apresentou até hoje com os números de lentidão que começaram a ter divulgação pelos canais oficiais da Companhia desde sexta-feira.

Vanguarda na medição e divulgação de informações sobre trânsito

A medição da lentidão do trânsito de São Paulo pela CET teve início na década de 1980. Desde então, o indicador (Monitrans) vem sendo utilizado não somente como parte das avaliações de desempenho e do planejamento da mobilidade para a cidade mas também como forma de comunicar a toda a população a situação do trânsito na capital.

“Antes a medida era feita com pessoas em cima dos prédios. Eram estagiários que mediam o trânsito e iam passando para central de operações. A central ia anotando a lentidão. Depois implementamos as viaturas, que também passavam a lentidão”, contou o diretor-presidente da CET, Jair de Souza Dias.

Há décadas, a população paulistana pode se antecipar às condições do trânsito para planejar melhor suas viagens. A imprensa utiliza amplamente os indicadores divulgados pela Companhia desde os anos 1990 como forma de informar e prestar serviço.

As metodologias utilizadas para captação das lentidões nos principais corredores da cidade foram se desenvolvendo e consolidando ao longo do tempo. Dessa forma, acompanhando as transformações da cidade e o surgimento de novas tecnologias. Os critérios e os recursos empregados para a obtenção dessas informações foram aprimorados.

Considerando o crescimento dinâmico da cidade, as alterações de uso e ocupação do solo, a formação de novos centros urbanos de prestação de serviços e comércios, a implantação de novas vias que promoveram alterações significativas na circulação, o aumento do número de viagens e o acréscimo da frota de veículos, a CET constatou a necessidade de acrescentar novos corredores à base de vias monitoradas conforme o tempo passava. Dos 250 km iniciais, a base de vias monitoradas foi crescendo até atingir, em 2010, os atuais 868 km de vias acompanhados pela Companhia.

Parceria entre CET e Waze

Em julho de 2016, a CET assinou com o Waze um Termo de Cooperação Técnica para Licença Cruzada de Conteúdo. Isso foi feito por meio do programa Waze for Cities. Com a parceria, o Waze passou a monitorar todas as ruas da cidade. Além disso, fornecer à CET acesso da Companhia ao portal Traffic View e ao banco de dados gerado a partir da utilização dos usuários. Em contrapartida, a CET fornece ao aplicativo as informações sobre eventos e bloqueios programados e significativos em tempo real.

A CET vem aprimorando a utilização das informações disponibilizadas pelo Waze. A primeira aplicação prática, por exemplo, foi a possibilidade de interagir em tempo real no aplicativo para disponibilizar aos usuários informações sobre os bloqueios e desvios nas vias durante grandes eventos, como o Carnaval de rua.

A partir de 2020, com a pandemia assim como a queda dos congestionamentos pela cidade – por muito tempo, o indicador Monitrans registrou zero quilômetro de congestionamento. Nesse sentido, a CET passou a trabalhar os dados do banco do Waze e aplicar sobre eles alguns filtros. Um dos filtros aplicados é o que garante que os dados extraídos são dos mesmos 868 km monitorados pela CET, desde 2010, para compor o indicador de lentidão Monitrans.

Assim, desde 2020, a CET divulga para a imprensa os índices de lentidão por meio do indicador CET-Waze, em uma planilha termal. A base são os 868 km monitorados pela Companhia.

Ou seja, agora, a divulgação das informações de lentidão também irá considerar a extração de dados referentes aos 20 mil km de vias existentes na cidade.

A Lentidão CET-Waze mostrou-se três vezes mais sensível que o índice Monitrans em razão da tecnologia do aplicativo e das informações captadas diretamente dos usuários. Dessa forma, possibilitando a identificação de lentidões mesmo em ruas menos movimentadas.

A disponibilização dos dados de Lentidão CET-Waze acontecerá de segunda a sexta-feira, exceto feriados bem como emendas de feriados, das 6h às 20h. Conforme o órgão, a informação estará acessível na home do site da Companhia: www.cetsp.com.br.

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