Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de junho de 2024

Você sabe como funciona um leilão de carros? 

Entenda como funciona um leilão de carros e como analisar se o carro desejado vale o seu lance 


Por Accio Comunicação Publicado 25/05/2024 às 11h30
Ouvir: 00:00

Comprar um automóvel é um marco e tanto na vida do condutor. Por isso, escolher o modelo e o método mais adequado para adquirir um veículo é importante para evitar arrependimentos futuros. Nesse contexto, o leilão de carros pode ser uma possibilidade. 

Como funciona o leilão de carros? 

Carros estacionados em área externa sem cobertura
Um leilão de carros oferece oportunidades para encontrar um carro por valor mais acessível. Foto: Envato.

Em resumo, há dois tipos de leilão de carros: aqueles organizados por empresas especializadas e os leilões feitos por órgãos governamentais.  

Em ambos os casos, os veículos variam entre usados, recuperados de um financiamento, sinistrados e apreendidos. Periodicamente, esses veículos são colocados à venda e temos então, o leilão. 

Esse evento pode acontecer nos seguintes locais: 

  • Pátios; 
  • Galpões; 
  • E virtualmente, na internet. 

O leilão de carros é conduzido por um leiloeiro, que apresenta os lotes e estabelece as regras para os interessados, além de conduzir os lances dos compradores. 

O primeiro lance é chamado de “lance inicial” e é o leiloeiro que o dita. Na sequência, os demais interessados no veículo em questão podem fazer outros lances.  

Por fim, quem fizer o lance de maior valor adquire os direitos sobre o carro. Há casos em que o leiloeiro encerra o leilão por outros motivos, como: tempo esgotado ou o atingimento de um valor pré-estabelecido. 

Como analisar se o carro vale o lance? 

Homem apreensivo aguarda em frente a um capô aberto de um carro
Na hora de avaliar um carro de leilão, considere também toda parte documental, incluindo as infrações ligadas ao veículo. Foto: Envato.

Vale mencionar que, antes do início do leilão de carros, os clientes podem conferir de perto os veículos leiloados para inspecioná-los. 

Por isso é essencial que o comprador também garanta que o carro esteja em boas condições antes de adquirir o automóvel. Além disso, as informações do veículo devem ser divulgadas e estar descritas no edital de compra.  

Aqui estão algumas dicas para analisar se o carro vale o lance: 

  • Confira o preço do carro na Tabela Fipe
  • Veja reviews do automóvel; 
  • Pesquise as vantagens e desvantagens do veículo; 
  • Seja minucioso em sua revisão pré-compra. 

Leilão de carros vale a pena? 

Como em qualquer outra compra de itens seminovos ou usados, sempre há riscos. Porém, se tomar as devidas precauções e exigir todos os documentos e dados para que possa avaliar o veículo com segurança, o leilão de carros pode ser uma boa alternativa para quem busca uma maneira econômica para comprar um carro. 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *