05 de dezembro de 2025

Últimas publicações

Mortes no trânsito: Europa diminui 5% ao ano, Brasil cresce 4%


A taxa brasileira de mortes por 100 mil veículos é 4,9 vezes maior que a europeia.


A taxa brasileira de mortes por 100 mil veículos é 4,9 vezes maior que a europeia.

Trânsito: sinal vermelho para a epidemia de mortes


Cento e dezessete pessoas morreram por dia no Brasil em 2010 e a causa destas mortes não é uma guerra, um tsunami ou um vírus mortal. Leia mais no texto de Luiz Flávio Gomes.


Cento e dezessete pessoas morreram por dia no Brasil em 2010 e a causa destas mortes não é uma guerra, um tsunami ou um vírus mortal. Leia mais no texto de Luiz Flávio Gomes.

Embriaguez ao volante: não basta o perigo presumido


Indaga-se: o crime de dirigir veículo automotor em estado de embriaguez (art. 306), agora, com a redação dada pela nova lei, é de perigo abstrato ou concreto?


Indaga-se: o crime de dirigir veículo automotor em estado de embriaguez (art. 306), agora, com a redação dada pela nova lei, é de perigo abstrato ou concreto?

7% dos acidentes de trânsito acabam em mortes


71% são mortes que ocorrem no próprio local do acidente, o que evidencia como os primeiros socorros demoram a ocorrer ou não são tão eficazes como deveriam.


71% são mortes que ocorrem no próprio local do acidente, o que evidencia como os primeiros socorros demoram a ocorrer ou não são tão eficazes como deveriam.

Lei seca – missa ou motel?


A Lei Seca além das alterações que promoveu no CTB também veda, na faixa de domínio de rodovia federal, a venda de bebidas alcoólicas para consumo no local.


A Lei Seca além das alterações que promoveu no CTB também veda, na faixa de domínio de rodovia federal, a venda de bebidas alcoólicas para consumo no local.

Fé em Deus, pé na tábua e a ojeriza a obedecer às leis de trânsito


A estrita observância da fórmula EEFPP (Educação, Engenharia, Fiscalização, Primeiros socorros e Punição) fez com que a Europa diminuísse em 42% o número de mortes entre 1999-2010.


A estrita observância da fórmula EEFPP (Educação, Engenharia, Fiscalização, Primeiros socorros e Punição) fez com que a Europa diminuísse em 42% o número de mortes entre 1999-2010.

Salada macabra da carnificina motorizada


Texto de Luiz Flávio Gomes questiona: por que no Brasil aumentamos em mais de 4% ao ano o número de mortos no trânsito, enquanto a Europa, de 1999 a 2010, teve redução de 42%?


Texto de Luiz Flávio Gomes questiona: por que no Brasil aumentamos em mais de 4% ao ano o número de mortos no trânsito, enquanto a Europa, de 1999 a 2010, teve redução de 42%?

Mortes de motociclistas cresceram 250% em dez anos


De acordo com as análises do Instituto Avante Brasil, em 2010, a categoria de motociclistas foi a que representou o maior percentual de mortos no trânsito no país.


De acordo com as análises do Instituto Avante Brasil, em 2010, a categoria de motociclistas foi a que representou o maior percentual de mortos no trânsito no país.

Mais veículos e mais mortes: nossa necro-política viária


Ainda que uma frota grande de veículos não seja um fator determinante para a mortandade no trânsito, o certo é que somando-se o agigantamento da frota com outros fatores, o aumento das mortes acaba sendo inevitável.


Ainda que uma frota grande de veículos não seja um fator determinante para a mortandade no trânsito, o certo é que somando-se o agigantamento da frota com outros fatores, o aumento das mortes acaba sendo inevitável.

Lei Seca – Bombom de licor & Cia


A repercussão das matérias jornalísticas das mudanças na Lei Seca em decorrência da Resolução 432 do CONTRAN estão trazendo uma série de dúvidas e criando lendas.


A repercussão das matérias jornalísticas das mudanças na Lei Seca em decorrência da Resolução 432 do CONTRAN estão trazendo uma série de dúvidas e criando lendas.