Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de julho de 2024

O que o Detran fiscaliza na aula teórica remota para formação de condutores? Veja aqui!

O Detran realiza essa fiscalização da aula teórica para evitar fraudes e para que se mantenha a qualidade de ensino exigida no curso teórico.


Por Mariana Czerwonka Publicado 28/09/2023 às 08h15 Atualizado 02/10/2023 às 12h53
Ouvir: 00:00
Detran aula teórica remota
As exigências do Detran para homologação das plataformas de ensino de aula teórica remota, para os CFCs e para os alunos são rigorosas. Foto: Arquivo Tecnodata.

Em abril de 2020, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) liberou a realização das aulas teóricas do curso de formação de condutores na modalidade de ensino remoto. O objetivo foi permitir a continuidade das aulas e o funcionamento dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) durante a pandemia da Covid-19. Mesmo com o fim da emergência de saúde pública decorrente da pandemia, o Contran optou por continuar permitindo a modalidade de ensino na Primeira Habilitação.

Apesar de contar com certas facilidades para os alunos e até mesmo para os Centros de Formação de Condutores (CFCs), as aulas teóricas na modalidade remota demandam de uma fiscalização intensa por parte do Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). Dessa forma, para evitar fraudes e para que se mantenha a qualidade de ensino exigida no curso teórico.

De acordo com Larson Orlando, coordenador de Habilitação do Detran/PR, que participou da última Live Portal Convida, as exigências para homologação das plataformas de ensino, para os CFCs e para os alunos são rigorosas. Além disso, o monitoramento é constante. “Estamos de olho no conteúdo que é ministrado durante a aula, se ele é adequado ou se não houve alguma disciplina que faltou o instrutor repassar. Assim como, se o candidato demonstrar desatenção constante poderemos questionar. Também fazemos a verificação constante se o aluno matriculado realmente é o mesmo que está assistindo a aula”, explica.

O coordenador também conta que já houve tentativas de fraude, mas que o Detran está atento.

“Já flagramos situações do candidato colocar uma foto dele mesmo ao invés de estar na aula remota, enfim, episódios que ocorreram com frequência no início das aulas remotas, agora estão mais raros”, diz Orlando.

Exigências e fiscalização do Detran garantem a qualidade da aula teórica remota

Celso Mariano, especialista em trânsito e apresentador da Live, afirma que essas exigências por parte do Detran garantem mais eficiência e lisura ao processo.

“Isso é bom para todos porque você assegura a possibilidade de contar apenas com empresas sérias, tanto do lado dos CFCs quanto do lado das plataformas. Eu posso dizer que o Detran/PR é rigoroso e é bom que seja assim, pois denota a seriedade de todo o processo de habilitação”, conclui.

Assista aqui a Live na íntegra:

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *