Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de julho de 2024

Maio Amarelo completou 10 anos de conscientização no trânsito

Maria Alice Nascimento, diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran, faz um balaço da campanha de 2023


Por Accio Comunicação Publicado 16/06/2023 às 15h00
Ouvir: 00:00
celso-mariano-entrevista-maria-alice-nascimento

O Maio Amarelo completou o 11º aniversário. Em entrevista para Celso Alves Mariano, a diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran, Maria Alice Nascimento, relembrou as principais ações realizadas nesse início de governo.

Um dessas ações, de acordo com Maria Alice, foi o apoio à campanha Maio Amarelo que nasceu com o objetivo de chamar atenção da sociedade para o índice de mortes e feridos em acidentes de trânsito.

Em 2023, o Maio Amarelo trouxe o tema: “No trânsito, escolha a vida”.

E hoje o Maio Amarelo já é um grande programa, um movimento nacional já inclusive indo para outros países” destaca Maria Alice.

Além disso, a diretora ressaltou que, de acordo com dados divulgados pela ONU, o Brasil ocupa o 3º lugar em mortes no trânsito. Outro dado chocante vem do relatório da Global Status Report on Road Safety. Divulgado em 2018, o estudo mostra que há quase 5 anos, o país perde apenas para a Índia e China (que são 6x mais populosos).

Entre os fatores que colaboram para o Brasil permanecer apresentando uma das piores seguranças no trânsito, vale destacar:

  • A cultura de “1 carro para cada 1 pessoa”;
  • A crise do transporte coletivo;
  • E a moto continuar sendo considerada como principal transporte alternativo.

Maio Amarelo: envolvendo outros pilares da sociedade

Dicas trânsito seguro
Foto: Arquivo Tecnodata

Do mesmo modo, ao longo da entrevista, Maria Alice comentou sobre sua trajetória profissional no serviço público.

Entre os destaques, a diretora ressalta o início da campanha Maio Amarelo deste ano e a necessidade constante em investir em educação de trânsito.

De acordo com a diretora, o PNATRANS propõe um novo desafio para a gestão de trânsito no Brasil e para os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

Quando a gente está falando de segurança no trânsito, ela envolve outros pilares não é só campanhas educativas”, ressalta.

Por fim, com poucos meses à frente da diretoria, Maria Alice esclarece que a nova gestão está apenas começando.

Nós estamos no começo da nossa gestão, tem muita coisa para ser construída. Ou seja é uma gestão que ela tem que chegar lá na ponta, para que a gente realmente consiga ter o resultado e que possamos enfrentar essa grande questão as mortes no trânsito”, conclui a diretora.

>>Confira a entrevista completa no link abaixo:

Sentiu alguma diferença na sua segurança no trânsito durante o Maio Amarelo? Compartilhe aqui nos comentários!

Leia também no Portal do Trânsito:

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *