Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de junho de 2024

AMC reforça fiscalização em dezembro para reduzir acidentes e incentivar comportamento seguro no trânsito


Por Assessoria de Imprensa Publicado 19/12/2021 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h17
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Operação Juntos pela Vida, que reforça a fiscalização em dezembro na cidade de Fortaleza, contará com reforço de 120 agentes e educadores da AMC. 

Fiscalização em dezembroAções e políticas de segurança viária evitaram acidentes com maior severidade e mortes. Foto: Divulgação AMC.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) amplia as ações de fiscalização no trânsito de Fortaleza neste mês de dezembro, em virtude das celebrações de fim de ano e a consequente adoção de comportamento de risco dos condutores, como, por exemplo, o consumo de bebidas alcoólicas.

Batizada Operação Juntos pela Vida, a atuação foi intensificada no início do mês em 17 bairros de Fortaleza que mais registraram sinistros ao longo de 2021. Ela conta com o reforço no efetivo de 120 agentes de trânsito, educadores, operadores do Via Livre e engenheiros da Autarquia por turno. A ação tem ainda o apoio da Guarda Municipal de Fortaleza e Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

O objetivo da operação é criar a cultura no cidadão de cumprimento às normas de circulação viária, bem como evitar lesões graves e mortes no trânsito.

“Haverá uma ocupação do efetivo da AMC nestes pontos. Quem pode tomar uma decisão segura é o ser humano e não a sinalização, que apenas ajuda as pessoas a estarem mais atentas nas ruas. Nesse sentido, a responsabilidade no trânsito é atitude de cada um. Precisamos da ajuda de todos para que tenhamos o sétimo ano consecutivo de redução de mortes no trânsito da nossa Cidade”, destaca a superintendente da AMC, Juliana Coelho.

As ações ocorrerão de forma integrada.

A ideia é reforçar a fiscalização em paralelo a ações educativas de conscientização dos condutores com relação aos principais fatores de risco que ocasionam acidentes. Como, por exemplo, não usar capacete, utilizar o celular enquanto dirige, não utilizar cinto de segurança e a combinação de álcool e direção.

Com a aproximação das festas de fim de ano, o consumo de álcool costuma ser mais frequente. Apesar de ser uma conduta de risco, muitos condutores insistem na infração. Nos últimos meses, a AMC tem intensificado a Operação Lei Seca, que seguirá este mês. Só no mês de novembro, mais de 4 mil condutores foram submetidos ao teste de alcoolemia. Destes, 11 foram positivos e 126 condutores recusaram o bafômetro, o que é um indicativo de ingestão de álcool.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *