Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de julho de 2024

Mega Operação Lei Seca teve como objetivo combater impunidade e violência no trânsito

A Mega Operação Lei Seca teve como objetivo aprimorar a segurança viária e proteger a vida dos cidadãos.


Por Pauline Machado Publicado 20/10/2023 às 15h00
Ouvir: 00:00

A maior metrópole do Brasil enfrenta desafios diários no trânsito, incluindo congestionamentos, assim como o registro de altos índices de acidentes relacionados ao consumo de álcool. Para combater este cenário, a Polícia Militar do Estado de São Paulo realizou recentemente a Mega Operação Lei Seca. Ou seja, uma ação de grande envergadura cujo objetivo foi aprimorar a segurança viária e proteger a vida dos cidadãos.

“Uma estratégia de prevenção de acidentes, uma iniciativa que se espalhou por todo o Brasil e tem como objetivo coibir a prática da direção sob influência de álcool, bem como outras infrações no trânsito. Em São Paulo, a versão ampliada da operação busca conscientizar os motoristas sobre os perigos do álcool ao volante e, ao mesmo tempo, promover uma fiscalização rigorosa para punir infratores”, enfatiza a especialista em trânsito e mobilidade urbana, Mércia Gomes.

Ela acrescenta, reforçando que a Mega Operação Lei Seca em São Paulo, reflete no impacto significativo na segurança viária e na conscientização dos motoristas.

Dessa forma, coibindo e desenvolvendo através de cada abordagem a conscientização do alto nível de problema e cita algumas das realizações.

  • 1. Aumento das fiscalizações: durante a operação houve um aumento substancial no número de abordagens em diferentes pontos da cidade, incluindo blitzes em locais estratégicos;
  • 2. Alcoolizados a fim de crime e autuações: motoristas encaminhados para delegacias de acordo com legislação, e um grande número de autuações por outras autuações advindas no momento da abordagem que são diversas da Mega Operação, porém, o Agente não pode se eximir de autuar, como por exemplo não do cinto de segurança;
  • 3. Conscientização pública: a operação também manteve o foco em conscientizar o público sobre os riscos do consumo de álcool e outras substâncias antes de dirigir, por meio de campanhas educativas e distribuição de material informativo;
  • 4. Redução de acidentes: como resultado direto das ações da Mega Operação Lei Seca, houve uma redução nos índices de acidentes relacionados ao consumo de álcool durante o período da operação, até em razão da divulgação e publicidade, onde os condutores passam a ter mais cautela;
  • 5. Impacto na sociedade: a Mega Operação Lei Seca em São Paulo não apenas reforça a necessidade de direção responsável. No entanto, também serve como um lembrete de que a segurança viária é uma prioridade para a cidade. Além disso, essa operação destaca a importância da fiscalização e do combate à impunidade. Assim, contribuindo para um trânsito mais seguro e protegendo a vida de todos os cidadãos e a estabilidade no sistema viário.

Diante do exposto, Mércia Gomes destaca e conclui que a Mega Operação Lei Seca em São Paulo representa um passo significativo na luta contra a impunidade e a violência no trânsito.

“Ao combater o consumo de álcool ao volante e outras infrações, essa iniciativa busca garantir que as ruas da cidade sejam mais seguras para todos os seus habitantes. É um aviso poderoso de que a segurança viária é responsabilidade de todos, e a fiscalização, uma ferramenta vital para alcançar esse objetivo, sendo esse priorizar a vida, ou seja, aqueles condutores que ainda não se preocupam, nós e o Estado com seus Agentes, iremos buscar de todas as formas cabíveis e admissíveis a garantida da vida no trânsito”, finaliza a especialista em trânsito e mobilidade urbana.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *