Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Falta de pagamento do IPVA pode impedir o licenciamento do veículo?


Por Mariana Czerwonka Publicado 15/08/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h05
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O calendário de licenciamento está vencendo na maioria dos estados. No entanto, apenas pagar essa taxa não significa que o veículo está licenciado. Veja como funciona!

Pagamento IPVAO veículo só é licenciado após a quitação de todos os débitos. Foto: Depositphotos

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou Certificado de Licenciamento Anual (CLA) é um documento de porte obrigatório (dispensado se no momento da fiscalização for possível ter acesso ao sistema do órgão responsável), que deve ser emitido anualmente. É nele que constam, além das características do veículo, informações sobre o pagamento do IPVA, do Seguro Obrigatório (DPVAT) e ano em exercício.

Para emiti-lo, no entanto, o proprietário do veículo precisa quitar todos os débitos referentes ao veículo como taxa de licenciamento, multas e impostos.

Falta de pagamento do IPVA pode impedir o licenciamento do veículo?

Isso quer dizer, então, que a falta de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), por exemplo, pode impedir o licenciamento do veículo.

“Uma das consequências de não pagar o IPVA é a não expedição do CRLV 2022. Por esse motivo, apenas pagar a taxa de licenciamento 2022 não significa que o veículo está licenciado e pode rodar regularmente”, explica Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não possuir licenciamento ou registro é uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e remoção do veículo até a regularização.

A informação sobre todos os débitos do veículo é possível encontrar no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado onde o veículo está registrado. O valor e o cronograma da taxa de licenciamento 2022 pode variar de Detran para Detran, como você pode ver aqui.

Emissão do CRLV 2022

Anteriormente os Detrans emitiam o CRLV ou CLA, em papel moeda, anualmente. Agora, o proprietário do veículo pode baixá-lo ou imprimi-lo.

A versão digital do CRLV traz todas as informações e tem a mesma validade jurídica do documento físico. Diferente do que muitos pensam, não é necessária a conexão com a internet no momento da abordagem. “Mesmo que o proprietário esteja sem acesso à internet, é possível acessar o documento. Isso porque o aplicativo gera um arquivo PDF com uma assinatura digital, o que garante a autenticidade do documento”, diz Pietsak.


Veja aqui o passo a passo para baixar ou imprimir o CRLV 2022 


Atualização do documento

Conforme a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), após a quitação de todos os débitos do veículo, o Detran do estado de origem do veículo informa à base nacional do Renavam. A partir daí é gerado o documento que pode ser recuperado na CDT, bem como no portal de serviços da Senatran ou nos canais de atendimento dos Detran. “Quando o Detran autoriza a emissão, a atualização é automática na CDT”, explica o órgão.

Ainda de acordo com a Senatran, o prazo para essa atualização automática pode variar de Detran para Detran.

“Se o usuário não conseguir atualizar o documento, deve entrar em contato com o Detran do estado onde o veículo está registrado. E, dessa forma, verificar o motivo da não emissão do documento”, finaliza o órgão.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *