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Frota de motocicletas é maior do que o número de habilitados em 13 estados brasileiros

O problema está claro, mas a solução não é tão simples e envolve uma série de políticas públicas que precisam ser debatidas e colocadas em funcionamento.


Por Mariana Czerwonka Publicado 22/04/2024 às 08h15 Atualizado 23/04/2024 às 09h22
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Frota de motocicletas e habilitados
Em 13 estados brasileiros possuem a frota de motocicletas maior do que o número de habilitados na categoria A. Foto: breakermaximus para Depositphotos

O número é assustador. De acordo com o Ministério da Saúde, somente em 2023, conforme dados do Ministério da Saúde, mais de 1 milhão de pessoas foram internadas no Brasil, vítimas de sinistros envolvendo motos. Isso representa um aumento de 32% nos últimos dez anos. O problema está claro, mas a solução não é tão simples e envolve uma série de políticas públicas que precisam ser debatidas e colocadas em funcionamento. E, talvez, dentre os elementos que contribuem para o problema crescer a cada dia esteja a falta de preparo adequado do motociclista. Isso porque 13 estados brasileiros possuem a frota de motocicletas maior do que o número de habilitados na categoria A.

Esse dado consta no Relatório Dados do Setor de Duas Rodas 2023, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Conforme o gráfico do relatório, os dados acima da linha de 100% representam localidades onde a frota de motocicletas é maior do que o número de habilitados. Ou seja, Amapá, Amazonas, Pará, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais possuem mais motocicletas do que condutores habilitados na categoria A.

Grafico_motocicletas
Fonte: Relatório Abraciclo

O número é estarrecedor, mas chama muito a atenção o caso do Maranhão.

Lá o número chega a 217,4%, ficando em primeiro lugar no ranking. Conforme dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal, no estado não é alto apenas o número da frota, mas também o de infrações registradas. Só nas rodovias federais, foram aplicadas 4.148 multas por falta de capacete tanto para condutores quanto passageiros em 2023.

De acordo com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, infelizmente temos no Brasil um número desconhecido de condutores de motocicletas que não possuem habilitação. “Dessa forma, o aumento expressivo de motocicletas nas vias, que poderia ser motivo de comemoração por ocuparem menos espaço, precisa ser substituído pela preocupação com a qualidade da condução. E os dados disponíveis sobre sinistros de trânsito justificam essa preocupação”, afirma.

O especialista diz ainda que um dos grandes problemas é que não temos fiscalização suficiente no Brasil. “Nossa fiscalização, por mais elogios que mereçam os esforços daqueles bons agentes, dos bons órgãos de trânsito, não dá conta da demanda. Não fiscalizamos com a presença e a intensidade minimamente necessárias para a segurança de todos”, diz.

Mariano reforça a necessidade de os condutores de veículos terem habilitação.

“Os ciclos todos, bicicletas ou motos, se caracterizam por serem veículos que não param em pé sozinhos. Funcionam muito bem, mas exigem muita integração entre o condutor e o veículo. É fácil de concluir que, no caso das motocicletas, a questão das habilidades necessárias é muito mais crítica. Não à toa é exigido um processo de formação desse condutor”, ressalta Mariano.

Ainda segundo o especialista, ter uma CNH categoria A não é exatamente garantia de que a pessoa é ótimo piloto. “No entanto, não ter CNH e pilotar moto certamente é garantia de riscos que não precisaríamos estar correndo”, conclui.

Ouça o áudio completo do especialista.

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