Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de junho de 2024

Carros mais econômicos do Brasil: veja lista do Inmetro

Baseado no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, é possível listar os carros mais econômicos do Brasil em 2022.


Por Mariana Czerwonka Publicado 17/11/2022 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Para definir a compra de um veículo, o consumidor leva em conta uma série de fatores, como por exemplo, tecnologia embarcada, segurança, preço e consumo de combustível. Alguns desses pontos são fáceis de medir, outros como se o carro é econômico ou não, dependem de estudos. Por esse motivo, o Inmetro, em parceria com o Conpet, criou um programa de etiquetagem para veículos: o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Baseado nesse estudo de 2022 listaremos os carros mais econômicos do Brasil.

Veja os 10 carros mais econômicos do Brasil em 2022:

  1. Renault Kwid
  2. Peugeot 208 1.0
  3. Hyundai HB20S 1.0 Turbo
  4. Chevrolet Onix Plus 1.0
  5. Volkswagen Polo 170TSI
  6. Chevrolet Onix 1.0
  7. Fiat Argo 1.0
  8. Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo
  9. Volkswagen Virtus 170TSI
  10. Hyundai HB20S 1.0

Veja todas as informações aqui.

Critérios

O critério para o ranking é baseado no consumo energético medido em megajoules por quilômetro (MJ/km). Esse formato ocorre para evitar confusões, pois um carro pode ser mais econômico na estrada, mas menos na cidade, além da diferença causada por usar etanol ou gasolina. O MJ/km acaba funcionando como uma média que considera os dois combustíveis.

Economia na prática

O estudo mostra um cálculo que comprova o quanto o consumidor pode economizar ao decidir por um carro com melhor eficiência energética. Por exemplo, um carro da categoria subcompacto, que é um dos segmentos mais vendidos no Brasil. Os mais eficientes, no PBE Veicular, fazem em média 13,2 km com um litro de gasolina. Já os menos eficientes fazem 9,2 km.

“Em 1 ano, o consumidor economizaria mais de R$ 900 se optasse pelo veículo classe A na etiquetagem. Em 5 anos, essa economia passaria de R$ 4.800, o que poderia representar de 10% a 15% do valor do próprio veículo, dependendo das condições negociadas”, mostra o estudo.

O PBE Veicular

De acordo com o Inmetro, o PBE Veicular é um programa de etiquetagem de eficiência energética para veículos leves. Coordenado pelo Inmetro em parceria com o Conpet, ele foi criado em 2008 para prestar informações úteis que possam auxiliar os consumidores na decisão de compra, e, ao mesmo tempo, estimular a fabricação e a importação de veículos mais eficientes e econômicos. “Essa iniciativa incluiu o Brasil na lista dos países que desenvolvem programas de eficiência energética bem como de uso racional de combustível em veículos, como EUA, Japão, Austrália, China, Canadá e membros da União Europeia. A adesão voluntária dos fabricantes e importadores de automóveis é renovável a cada ano e, para participar, o fornecedor deve informar os valores de consumo energético de, no mínimo, 50% de todos os seus modelos de automóveis zero km, previstos para comercialização no período”, explica o órgão. 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *